NOTÍCIAS

30 de Maio de 2018 às 15:35

Ação conjunta de Líderes Sindicais fortalece a representação empresarial da indústria

As reuniões de Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria em 2018 demonstram avanços na defesa de interesses da indústria

Fruto de uma parceria entre as federações estaduais, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria está em sua 4ª rodada de execução. A ação foi criada em 2014 com o objetivo de estreitar o relacionamento entre líderes sindicais de 15 setores da indústria.

Em 2018 a programação da reunião tem novidades. Além do compartilhamento de Boas Práticas Sindicais e da troca de experiências por meio de discussões sobre temas relevantes para o setor, o evento agora possibilita a aproximação entre representantes dos sindicatos, do Poder Legislativo Federal e de órgãos do Poder Executivo responsáveis pela regulação dos setores.

 

IMG_9438.JPG

 

O primeiro Intercâmbio de 2018 aconteceu nos dias 10 e 11 de abril, quando presidentes de sindicatos dos setores têxtil e vestuário se reuniram no Rio de Janeiro, na sede do SENAI CETIQT/RJ. A programação contemplou uma apresentação da estratégia do SENAI CETIQT, visita guiada às instalações da instituição, uma oficina voltada à elaboração de um projeto setorial coletivo e a participação na Veste Rio, uma das principais feiras do setor do vestuário.

Ainda em abril, nos dias 26 e 27, presidentes de sindicatos participaram da 4ª rodada do Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da alimentação e de laticínios. Durante a programação, as áreas de Assuntos Internacionais e de Política Industrial da CNI apresentaram aos líderes sua atuação e as oportunidades para maior envolvimento dos sindicatos do setor. Os participantes puderam também conhecer o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 e as principais ações de defesa de interesses do Sistema Indústria. Outros dois momentos da programação foram a apresentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e uma visita técnica ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo foi ampliar a interlocução dos sindicatos com órgãos cuja atuação tem impactado fortemente os setores da alimentação e de laticínios.

Já no mês de maio, foram realizados os intercâmbios da indústria da panificação, nos dias 8 e 9, e de Couro e Calçados, dias 15 e 16. Além das participações das áreas técnicas da CNI, trazendo informações relevantes e oportunidades para os setores, foram realizadas visitas ao Congresso Nacional. Durante as visitas, os presidentes puderam conversar com parlamentares sobre projetos de lei de interesse dos setores. Dentre as consequências diretas dessa interação, destaca-se o requerimento de urgência assinado pelo Deputado André Figueiredo, líder do PDT, para tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 22/2011, que beneficia o setor, na medida em que exclui da apuração da receita bruta os valores relativos à venda dos produtos de panificação feitos a partir de farináceos. 

 

IMG_6918.JPG  

 

Até o fim do ano serão realizadas reuniões do Intercâmbio de outros 9 setores da indústria. As reuniões têm sido muito bem avaliadas pelos participantes, e o melhor de tudo é que a interação entre eles tem continuidade mesmo após o fim do encontro. Por meio dos canais de interação da Rede Sindical da Indústria, como o Aplicativo e os grupos setoriais de WhatsApp, as lideranças sindicais seguem em contato, trocando experiências e discutindo temas relevantes para seus setores. 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS INTERCÂMBIOS

5 e 6 de junho - Setor: Gráfico

26 e 27 de julho - Setor: Reparação

9 e 10 de agosto - Setor: Bebidas

23 e 24 de agosto - Setor: Metalmecânico

4 e 5 de setembro - Setor: Base Florestal

27 e 28 de setembro - Setor: Químico e Farmacêutico

9 e 10 de outubro - Setor: Cerâmico

25 e 26 de outubro - Setor: Plástico

8 a 9 de novembro - Setor: Construção Civil