NOTÍCIAS

1º Diálogo da Rede Sindical da Indústria reúne mais de 800 líderes

video-conferencia-capa-site_CRI6657.jpg

Os sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) participaram nesta terça-feira (07), do 1º Diálogo da Rede Sindical da Indústria (RSI). O encontro foi organizado pela Confederação Nacional da Industria (CNI), em parceria com as federações de todo o país, e teve como objetivo fortalecer o vínculo e ampliar o alinhamento entre Confederação, sindicatos e federações.

A reunião foi realizada simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal via videoconferência e teve como tema "Perspectivas para a Indústria em 2017: Cenários Econômico e Político". Cerca de 30 presidentes, dirigentes e executivos da Fibra e dos nove sindicatos ligados à Casa se reuniram na sede da instituição para assistir a palestras e conhecer as ferramentas de interação e disseminação de conhecimentos disponibilizadas pela CNI.

De acordo com o diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto Coelho, o setor industrial tem passado por um momento econômico complexo e que envolveu a redução de importantes índices, como a queda de renda per capita e dos níveis de produção. Mas, apesar das dificuldades, o país começa a apresentar os primeiros sinais de recuperação e é necessário conhecer bem o cenário atual e as ferramentas disponíveis que podem auxiliar a retomada do crescimento e o desenvolvimento da indústria nacional. "Este encontro visa disseminar posicionamentos e alinhar as perspectivas junto às instituições do segmento industrial. Estamos iniciando o ano de 2017 com um cenário bem melhor que o de 2016 e estou otimista em relação a recuperação da economia, mesmo que a longo prazo", afirmou Coelho.

O diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, Fernando Japiassu participou do encontro e destacou a importância de se conhecer as perspectivas econômicas e políticas em âmbito nacional, considerando que elas envolvem fatores diretamente interligados com o planejamento das empresas. Além disso, Japiassu destacou o caráter inovador do encontro, que promoveu o diálogo entre entidades de todo o país de forma simultânea: “Utilizar ferramentas tecnológicas propicia mais dinamismo e eficiência na comunicação, além de representar uma alta economia em relação aos custos de encontros presenciais. Isto é tendência futura e deve ser um modelo cada vez mais utilizado pelos diversos benefícios que oferece”, complementou.

Para otimizar a interação entre sindicatos, federações e CNI, foram desenvolvidas seis ferramentas de comunicação: o Catálogo Online de Boas Práticas Sindicais; o encontro Bate-Papo Sindical; o ciclo de 15 Reuniões de Intercâmbio de Lideranças Setoriais; o Diálogo da Rede Sindical; os grupos setoriais via WhatsApp e e-mail; e o App da Rede Sindical, que deverá estar disponível ainda em março, como explicou a gerente Executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti: "Faremos o lançamento oficial do aplicativo até o fim deste mês, mas os sindicatos que não fazem parte da rede já podem entrar em contato com as federações e solicitar a inscrição. Esta ferramenta vai trazer agilidade, facilitará a interação entre os diversos setores e o acesso aos serviços oferecidos pela Rede", disse.

 

video-conferencia-corpo-materia_CRI6585.jpg

Após o sucesso do 1º Diálogo da Rede Sindical, que contou com a participação de 821 pessoas conectadas, a segunda edição do encontro já tem data marcada: será realizada no dia 21 de agosto, das 10h30 às 12h30, na sede da Fibra.

Rede Sindical da Indústria

Segundo a CNI, participam da Rede Sindical da Indústria, atualmente, 26 federações e 664 líderes e executivos sindicais de 15 segmentos diferentes, entre eles: alimentos, base florestal, bebidas, construção civil, gráfico, farmacêutico, metalmecânico, vestuário e têxtil.

Além disso, a RSI também conta com o apoio de algumas federações na interlocução e mediação de temas de interesse. Elas atuam como porta-vozes das demandas dos setores junto à CNI e divulgam as reuniões de liderança setorial realizadas pela rede.

Para obter mais informações sobre a Rede Sindical da Indústria e sobre as ações desenvolvidas no Distrito Federal, entre em contato com a Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra pelo telefone (61) 3362-6115, ou pelo e-mailassessoriasindical@sistemafibra.org.br.

Por Aline Porcina
Imagens: Cristiano Costa 
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra