As iniciativas do Associa Indústria  tem como objetivos: 

  • Sensibilizar empresários quanto ao impacto do ambiente de negócios sobre a competividade da indústria;

  • Estimular a ação empresarial coletiva, por meio do Sistema de Representação da Indústria;

  • Promover a troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre líderes setoriais da indústria.

Parceria entre a CNI e o SEBRAE, o Associa Indústria contempla uma série de cursos e outras iniciativas que podem ser oferecidos pelos sindicatos às indústrias representadas, sobretudo às micro e pequenas. Com duração de 8 horas, os cursos são gratuitos e abordam os seguintes temas:

 

 

“Como evitar problemas trabalhistas?”

icones_png-07.png O curso caracteriza o conjunto de regras que regem a relação empresa industrial ­ trabalhador, em três momentos ­ admissão, vigência da relação empregatícia e rescisão do contrato de trabalho. Apresenta informações práticas, que podem ser aplicadas na empresa no dia seguinte.

Também chama a atenção para o impacto da legislação trabalhista sobre a competitividade da Indústria,estimulando os empresários a atuarem coletivamente para defender a modernização da legislação trabalhista.

 

 

 

“Como pagar menos tributos?”

icones_png-09.png O curso caracteriza os principais regimes tributários previstos na legislação brasileira – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real –, de forma que os participantes possam avaliar qual deles é mais adequado e econômico para suas empresas.

Também sensibiliza os participantes quanto aos impactos que a complexidade do Sistema Tributário Brasileiro e a alta carga tributária geram sobre a competitividade da Indústria, estimulando a união dos empresários, com o apoio dos sindicatos, para alterar essa realidade.

 

 

 

“Como atender a fiscalização do trabalho?”

icones_png-10.png O curso caracteriza o conjunto de normas, procedimentos e documentos relacionados à fiscalização trabalhista. Apresenta boas práticas de atendimento ao fiscal do trabalho, possibilitando a identificação de oportunidades de aprimoramento na gestão das relações do trabalho na empresa.

Além disso, sensibiliza os participantes para a importância da ação empresarial coletiva, por meio dos sindicatos, para defender a simplificação e modernização das normas e procedimentos de fiscalização do trabalho.

 

 

 

 

 

"Como lidar com as NRs que mais impactam a Indústria?"

icones_png-13.png O curso demonstra porque o tema Segurança e Saúde no Trabalho (SST) tem ganhado cada vez mais relevância para o governo e para a gestão das indústrias. Por meio de perguntas e respostas, fornece um panorama das Normas Regulamentadoras das 5, 6, 7, 9, 12, 15, 16, 18, 24 e 35, destacando os aspectos mais fiscalizados e aqueles que costumam gerar dúvidas ou interpretações ambíguas.

Apresenta também os atores que participam da formulação de políticas públicas de SST e o passo a passo da elaboração e revisão das Normas Regulamentadoras, mostrando como os pequenos negócios podem participar da construção e revisão dessas Normas.

 

 

 

"Como fazer a gestão do SST na era do eSocial?"

icones_png-14.png O curso apresenta os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, destacando os pontos de atenção relacionados à gestão de SST para o cumprimento das obrigações previstas, afim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários.

Além disso, alerta as indústrias quanto à necessidade de que as empresas prestadoras de serviços também cumpram os requisitos do eSocial em relação a seus funcionários. Por fim, o curso reforça a mensagem de que as empresas podem contar com o apoio de seus sindicatos para que estejam mais bem preparadas para a implantação do eSocial.

 

 

Rede de Desenvolvimento Associativo . RDA

Para mais informações sobre essa ação,
consulte a federação das indústrias do seu estado: