Boa Prática

27/11/2015

Início > PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)

Presidente do sindicato: Hans H Bethe

Mandato: 2/2014 a 2/2016

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 1/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Obter alinhamento estratégico e participação ostensiva dos dirigentes e associados em ações cotidianas do sindicato, é o desafio que tem ganho materialidade no Simmmeb/SC, por meio de ação de planejamento estratégico instituído desde o ano de 2012.
Com uma grade de mais de 50 eventos promovidas por ano, um dos temas de maior atenção da ação de planejamento é a conformação de calendário anual, que permita não só maior adesão à participação das indústrias representadas, mas previsibilidade orçamentária e elasticidade operacional para oferecer forma às atividades propostas.


Como surgiu a ideia

A adoção do planejamento estratégico foi consequência natural do processo de transformação e amadurecimento pelo qual passou o Simmmeb/SC ao longo dos últimos anos. Não seria possível orientar o crescimento da entidade sem o devido alinhamento estratégico de seus principais atores acerca da direção a ser trilhada pela instituição.
Para oferecer maior consistência à execução das ações planejadas, cada membro da diretoria do Simmmeb/sc assume um departamento do sindicato em áreas e projetos específicos como: Semana da Indústria, Encontros Sustentáveis, cursos e treinamentos entre outras frentes de trabalho.


Como fazer acontecer

A versão preliminar do planejamento é composta pela diretoria do Simmmeb/SC e, em Assembleia Geral, submetida à apreciação dos associados, inclusive com vínculos a dois outros elementos essenciais do processo de planejamento: o orçamento estratégico e a prestação de contas relativa ao exercício anterior.
Com a participação de número superior a 150 pessoas, a Assembleia Geral chega a mobilizar mais de 70% dos integrantes do quadro social do Simmmeb/SC. Oportunidade em que são constituídos três grupos de trabalho: Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Segurança, em relação aos quais um coordenador é eleito.
Ao final da ação de planejamento, são instituídas rotinas de monitoramento e avaliação e definidos indicadores de desempenho que confrontam o status entre ‘planejado’ e ‘realizado’.


Principais resultados

Mobilizar grande número de associados para participação no processo de planejamento estratégico representa elemento de valorização da cultura da cooperação para a competitividade.
Resultado que se traduz na edificação de uma entidade mais sólida, representativa e vocacionada para o alcance de sua missão institucional. O Simmmeb/SC tem registrado nos últimos três anos crescimento superior a 20% ao ano.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

A ação de Planejamento Estratégico Participativo do Simmmeb/SC se integra a outros instrumentos de gestão sindical como ‘Prestação de Contas’ e ‘Pesquisa de Satisfação com os Associados’ que, em conjunto, contribuem para edificação de uma entidade moderna e sensível às necessidades setoriais.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)/SC: simmmeb@simmmeb.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br