Boa Prática

27/11/2015

Início > DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO

DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast/RS)

Presidente do sindicato: Edilson Luiz Deitos

Mandato: 11/2012 a 11/2015

Federação: FIERGS

Início de execução da prática: 3/2006
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sinplast/RS democratizou seu modelo de gestão ao criar comitês de trabalho constituídos por dirigentes e associados à entidade. Ao todo, nove comitês encontram-se organizados em temas estratégicos como: Programa Sustenplast; Assuntos Técnicos; Assuntos Legais e Tributários; Reciclagem; Planejamento Estratégico; Relações do Trabalho; Inovação e Governança; e, Energia Elétrica.
Com número médio superior a três participantes por comitê, mais de 40 associados são mobilizados a participar do processo decisório e operacional da entidade. Os comitês operam com orçamento próprio, de forma autônoma, com prestações esporádicas de contas à diretoria do Sinplast/RS, que se orienta pelo orçamento estratégico como elemento auxiliar de gestão.


Como surgiu a ideia

Desde o ano de 2006, o Sinplast/RS adota a estratégia de formação de comitês temáticos no aprimoramento da gestão. O modelo foi inspirado pela necessidade de se oferecer dinamismo na atuação da entidade em relação a variados temas de interesse.
Outra motivação para constituição dos comitês foi a possibilidade de envolvimento de grande número de associados e dirigentes no dia a da entidade. À diretoria do Sinplast/RS, cabe por meio da manutenção de ampla conectividade entre comitês de trabalho, o papel de liderança e orientação para o alcance dos objetivos estratégicos institucionais.


Como fazer acontecer

Antes mesmo da posse da diretoria da entidade, que tem mandato de 03 anos, os comitês de trabalho começam a ser constituídos. O presidente do Sinplast/RS designa o coordenador de cada comitê, que, por sua, vez, convida associados ou dirigentes a assessorá-los em seu dia a dia. Embora boa parte dos comitês conte com três ou quatro integrantes, o de Governança e Inovação, por exemplo, reúne 12 participantes, com a peculiaridade de que seus membros tenham no máximo 35 anos. Isto porque o comitê também é responsável pela oxigenação da entidade, ao alimentar o processo de formação de novas lideranças.
Cada comitê estabelece seu plano de trabalho e administra orçamento próprio. Por ocasião das reuniões mensais da diretoria, chamadas de reuniões-almoço, pelo caráter informal, mas pragmático dos encontros, cada comitê apresenta síntese da ações propostas e em andamento.


Principais resultados

Um dos mais fortes impactos da criação dos comitês é a capacidade autônoma de estabelecer metas e alcançá-las de forma participativa no sindicato. Com mais de 40 associados mobilizados de um total de 170 que integram o quadro social do Sinplast/RS, quase 25% das indústrias associadas têm importante atuação nas decisões da instituição.
Isso produz ampla sensibilidade e capacidade de atuação pela competitividade empresarial. Evidências que podem ser apontadas por meio de programas e ações referenciais instituídos pelo Sinplast ao longo dos últimos anos: Programa Sustenplast, Sistema Sinplast de Indicadores Setoriais, Cartilha do Plástico e Recycle Game alguns deles nacionalizados devido a sua relevância no contexto industrial do setor.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

A descentralização da gestão no Sinplast/RS não é mera figura de linguagem. Trata-se de modelo capaz de mobilizar para atuação cotidiana na entidade horizonte próximo a 25% de seus associados para participação nos processos decisório e operacional do sindicato.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIERGS.

Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast/RS)/RS: sinplast@sinplast.org.br

FIERGS: sindical@fiergs.org.br