Boa Prática

27/11/2015

Início > COBRANÇA AMIGÁVEL DE CONTRIBUIÇÕES

COBRANÇA AMIGÁVEL DE CONTRIBUIÇÕES

Sindicato: Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgica e do Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal/PR)

Presidente do sindicato: Alcino de Andrade Tigrinho

Mandato: 5/2014 a 5/2018

Federação: FIEP

Início de execução da prática: 2/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Por meio da cobrança amigável de contribuições em atraso o Simdimetal/PR tem registrado ótimo retorno financeiro e institucional. O serviço é mantido por funcionário do próprio sindicato, responsável também pela atualização do cadastro das indústrias representadas.
Para realização das atividades, o sindicato conta com sistema informatizado, específico para gestão de sindical, dotado de funcionalidades como: cadastro de clientes, gerenciamento de cobranças, emissão de boletos, etiquetas entre outros controles.
O Sindimetal PR utiliza o sistema Prosindw desenvolvido pela Direta informática sendo um software especifico para gestão Sindical. Ele dispõe das seguintes ferramentas: Cadastro das Empresas vinculados a Receita Federal, baixa de pagamentos das Contribuições Sindicais através do CNPJ, cadastros de Associados, não Associados, escritórios contábeis e Empresas, emissão de documentos personalizados, controle de inadimplência, impressão de Bloquetos de mensalidades, contribuição confederativa, sindical e outros, cartas de Notificação com o Cálculo de Contribuições em atraso, relatório Mágico para elaborar seus próprios relatórios gerenciais, exportação e importação de dados, impressão de GRCS e Bloquetos de Cobrança com cálculo de juros, multa e correção monetária, impressão de etiquetas ou envelopes para mala direta, baixa automática das contribuições das empresas pagas em banco ou Internet e disponibilização dos boletos online, através do site da Entidade.
O valor de investimento é mensal R$ 447,74 ( quatrocentos e quarenta e sete reais e setenta e quatro centavos.


Como surgiu a ideia

Até 2011 o Sindimetal/PR recorria à contratação de empresa terceirizada para operação dos serviços de cobrança. Todavia, a abordagem adotada causava repercussão negativa entre as indústrias representadas, gerando desgastes com as associadas e produzindo danos à imagem do sindicato.
Ademais, a empresa terceirizada priorizada a recuperação dos valores mais significativos em atraso, enquanto pequenos montantes acabavam por ser desconsiderados.
Foi esse contexto que levou o Sindimetal/PR a implantar o processo de cobrança amigável das contribuições, com pessoal próprio e sob uma nova estratégia de aproximação com as indústrias inadimplentes.


Como fazer acontecer

A pré-existência de sistema informatizado e de dados cadastrais atualizados facilitou sobremaneira a implantação do processo de cobrança amigável das contribuições.
Praticamente não houve investimento financeiro na absorção do serviço pelo Sindimetal/PR, visto que o profissional responsável por gerenciar o cadastro já conhecia o perfil das indústrias e possuía as competências ideais para abordá-las. Dessa forma, foi necessário somente orientá-lo sobre a forma mais adequada de atuar na recuperação de créditos.
O serviço passou a ser comissionado de acordo com os montantes recuperados e a taxa de inadimplência, desde então, tem sido decrescente e compatível com as metas estabelecidas pela diretoria do sindicato.
A funcionária responsável recebe um percentual de 5% sobre os valores recuperados, com atrasos anteriores há três meses.


Principais resultados

A adoção dessa estratégia pelo Sindimetal/PR tem ampliado não só sua capacidade de recuperação de créditos de variada natureza, como também a qualidade de seu relacionamento com as indústrias associadas.
A Funcionária responsável atua em todos os tipos de cobranças, sendo o foco maior as empresas Associadas, para que possam estar em dia com suas contribuições e usufruir dos benefícios diferenciados que a Entidade oferece.
O Sindimental tem inovado e investido, para oferecer sempre o melhor para as nossa Industrias. Em 2013 tivemos uma crescente demanda de procura em nossos cursos e serviços e em 2014 obtivemos os seguintes números:
=>2654 atendimentos de suporte jurídico contra 2136 em 2013, crescimento de 24%,
=>254 horas de Treinamentos, palestras e visitas didáticas contra 76 horas em 2013, crescimento de 235%
=>412 participantes em Treinamentos contra 209 em 2013, crescimento de 97%
Com isso a quantidade de empresas Associadas, vem se mantendo estável nos últimos três anos, inclusive neste ano, apesar da crise econômica. O que nos aponta que os nossos serviços continuam sendo indispensáveis para estas empresas.
Em três anos, a taxa de inadimplência foi reduzida em 58% e a base de associados do sindicato foi de 178 para 150 indústrias.
Em Julho de 2012 nossa taxa de inadimplência era de 9,78% e em Julho de 2014 passou para 4,11% redução de 58% enquanto que nosso número de associados reduziu apenas 15%.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: médio
Contribuição para a competitividade: baixa


Resultado

A atuação amigável e profissional do Sindimetal na recuperação de créditos tem se demonstrado mais eficaz que a contratação de serviços terceirizados sem a mínima empatia com os associados e quaisquer preocupações com a preservação da imagem da entidade.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP.

Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgica e do Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal/PR)/PR: sindimetal@sindimetal.com.br

FIEP: ger.sindicatos@fiepr.org.br