Boa Prática

27/11/2015

Início > CERTIFICAÇÃO ISO 9001/2008

CERTIFICAÇÃO ISO 9001/2008

Sindicato: Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgica e do Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal/PR)

Presidente do sindicato: Alcino de Andrade

Mandato: 5/2014 a 5/2018

Federação: FIEP

Início de execução da prática: 8/2008
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sindimetal/PR implantou em 2008 o Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma ISO9001. Desde então, tem trabalhado em conformidade com os padrões de excelência na gestão de seus processos internos.
Na última auditoria, promovida em 29/7/2015, pela SGS ICS Certificadora, novamente foi mantida a recomendação de manutenção da certificação pelo Sindimetal/PR no sistema da qualidade, conforme prescrito pela norma ISO 9001:2008.


Como surgiu a ideia

A certificação ISO 9001 tem como principal atributo a definição, controle e padronização dos processos internos. Como tal, a norma representa importante oportunidade para a melhoria da gestão sindical, especialmente, acerca do registro documental das atividades cotidianas realizadas na entidade.
Foi diante dessa percepção que, a diretoria do Sindimetal/PR viu, na adoção da norma, a oportunidade de registro de ganhos institucionais e operacionais. Outro atrativo identificado pelos dirigentes da entidade por intermédio da ISO 9001 foi a possibilidade de influenciar as empresas associadas a replicar, em seus empreendimentos, a mesma iniciativa.


Como fazer acontecer

O rito de obtenção do cerificado obedeceu ao mapeamento dos processos e procedimentos adotados pelo Sindimetal/PR em suas atividades cotidianas. A entidade recorreu a uma consultoria externa para assessoramento na adequação às exigências da norma, que se estenderam à identificação, descrição e padronização de rotinas.
A conscientização dos colaboradores sobre o adequado registro e controle de suas atividades foi um desafio a ser suplantado no início do trabalho. Isto porque muitas das ações exercidas pelos funcionários são feitas de maneira mecânica ou intuitiva sem que se registrem as operações em conformidade com os requisitos prescritos pela ISO 9001.
Os custos totais com a obtenção da certificação chegaram a R$ 30.000,00 considerando ações de assessoramento, adequação de processos e procedimentos e acerca da auditoria de certificatória propriamente dita.


Principais resultados

Entre diversos resultados registrados pelo Sindimetal/PR com a obtenção da certificação, o mais representativo refere-se à prestação de serviços com excelência às indústrias associados e representadas. Indicadores alusivos a prazos de respostas, tratamento de reclamações, registro de não conformidades e melhoria de processos, figuram entre algumas das rotinas internas que registraram avanços expressivos com a adoção da norma.
No campo Institucional, a certificação produziu forte visibilidade para o Sindimetal/PR, que, por muito tempo, foi a única entidade da categoria a alcançar a ISO9001.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: médio
Retorno institucional: médio
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

Entre diversos resultados registrados pelo Sindimetal/PR com a obtenção da certificação, o mais representativo refere-se à prestação de serviços com excelência às indústrias associados e representadas. Indicadores alusivos a prazos de respostas, tratamento de reclamações, registro de não conformidades e melhoria de processos, figuram entre algumas das rotinas internas que registraram avanços expressivos, com a adoção da norma.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP.

Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgica e do Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal/PR)/PR: sindimetal@sindimetal.com.br

FIEP: ger.sindicatos@fiepr.org.br