Boa Prática

27/11/2015

Início > ANUÁRIO MINERAL DO PARÁ E ANUARINHO

ANUÁRIO MINERAL DO PARÁ E ANUARINHO

Sindicato: Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral/PA)

Presidente do sindicato: José Fernando Gomes Júnior

Mandato: 8/2014 a 7/2017

Federação: FIEPA

Início de execução da prática: 3/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Com tiragem de 15 mil CDs e 5 mil exemplares impressos, o Anuário Mineral do Pará, cuja primeira edição foi lançada em 2012, condensa as principais informações sobre o setor, tais como volume de produção, mão de obra empregada, negócios gerados, mudanças nos processos produtivos e práticas sustentáveis de produção.
Entre as principais inovações que marcam cada edição, destaca-se a criação do Anuarinho, versão exclusivamente direcionada ao público infantil e distribuída em escolas paraenses.


Como surgiu a ideia

O Anuário Mineral surgiu a partir de trabalho realizado pelo Simineral/PA, em 2011, que buscou definir a abordagem mais adequada a conferir às informações do setor. Com forma e conteúdo inovadores, o Anuário chama a atenção da sociedade quanto à relevância do setor na economia paraense e do Brasil.
Em 2012, na primeira edição do Anuário, além dos tradicionais indicadores de desempenho da economia mineral, foram publicadas entrevistas, artigos e reportagens, de modo a retratar perspectivas, diferentes visões e tendências para o desenvolvimento sustentável da mineração.
A criação do Anuarinho teve origem na necessidade de sensibilizar e informar o público infantil sobre os benefícios da exploração mineral sustentável.


Como fazer acontecer

Um dos elementos de sucesso do Anuário é a escolha de um tema central para abordagem a cada ano. Em 2012, o foco das atenções foi A informação a serviço do desenvolvimento sustentável da mineração; sucedido em 2013 por Minérios da nossa terra, riquezas para a nossa gente; em 2014, por Mineração sustentável. Um legado para a nossa gente; e, no ano corrente, pelo tema Mineração com Responsabilidade Social.
O Anuarinho, com linguagem lúdica, é distribuído em escolas paranaenses. Retrata de forma didática os benefícios da atividade mineral e é utilizado em projetos pedagógicos e educacionais, com forte repercussão para os púbicos envolvidos.
Os dois periódicos, Anuário e Anuarinho, são viabilizados financeiramente por meio da comercialização de cotas de patrocínio e espaços publicitários.


Principais resultados

Os resultados dessa prática englobam vários aspectos da gestão sindical. Ao condensar indicadores setoriais, pautas de cunho estratégico, ações inovação e de responsabilidade socioambiental, o Anuário Mineral do Pará confere ao Simineral/PA respaldo técnico para elaborar e defender argumentos e propostas de políticas favoráveis à competitividade do setor. Além disso, suas informações constituem subsídio fundamental para a atuação do sindicato no processo de negociação coletiva.
No quesito relacionamento com a sociedade, a festa de lançamento do Anuário se tornou também o momento de entrega, pelo Simineral/PA, da Comenda de Mérito Minerador Honorário e do Título Honorífico Minerador Destaque àqueles que mais apoiaram o setor mineral ao longo do ano. Já o Anuarinho vem cumprindo a missão de elevar o setor mineral a um novo status na vida das crianças paraenses, a ponto de despertar nelas o desejo de atuar em profissões relacionadas ao setor.
Por fim, o Anuário o Anuarinho são um importante canal de promoção institucional das indústrias do setor, especialmente das patrocinadoras e daquelas que fazem uso dos espaços publicitários.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Os resultados dessa prática englobam vários aspectos da gestão sindical. Ao condensar indicadores setoriais, pautas de cunho estratégico, ações inovação e de responsabilidade socioambiental, o Anuário Mineral confere ao Simineral/PA respaldo técnico para elaborar e defender argumentos e propostas de políticas favoráveis à competitividade do setor. Além disso, suas informações constituem subsídio fundamental para a atuação do sindicato no processo de negociação coletiva.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPA.

Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral/PA)/PA: presidencia@simineral.org.br

FIEPA: ipontes@fiepa.org.br