Boa Prática

27/11/2015

Início > ALMOÇOS DE NEGÓCIOS

ALMOÇOS DE NEGÓCIOS

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast/ES)

Presidente do sindicato: Neviton Hlemer Gasparini

Mandato: 4/2013 a 4/2016

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 10/2009
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sindiplast/ES adota o Encontro de Negócio como estratégia para a aproximação comercial entre as indústrias capixabas produtoras de material plástico e aquelas filiadas a outros sindicatos que integram o Sistema FINDES.

Os encontros têm periodicidade quadrimestral e ocorrem na forma de workshops, almoços-palestra, reuniões, cafés com negócios, contando com a participação de 100 a 200 convidados. Entre os sindicatos que participam da iniciativa a convite do Sindiplast/ES, figuram o Sindipães/ES, Sindiquímicos/ES, Sincongel/ES, Sindifrio/ES, Sindibebidas/ES e o Sindimol/ES.

A aproximação com entidades coirmãs contribui para identificação de novos fornecedores e para o fomento a inovações que não seriam possíveis sem as conexões estimuladas pelo Sindiplast/ES.


Como surgiu a ideia

Os Encontros de Negócios tiveram origem em 2012, como consequência de um trabalho maior de reestruturação e reposicionamento do Sindiplast/ES.

Com o propósito de abrir novos canais comerciais para as indústrias associadas, ganhou forma a ideia de promover eventos com a participação de empresas vinculadas a outros sindicatos, de modo a valorizar a cultura associativa e o desenvolvimento de cadeias de suprimentos locais.


Como fazer acontecer

Na fase de planejamento, o Sindiplast/ES e seus parceiros identificam setores que possam gerar transações comerciais. Essa ação preparatória pode ter origem tanto na definição de um potencial demandante de produtos plásticos, a exemplo do setor de metalmecânico, quanto na escolha de um grupo de indústrias associadas que possam fornecer produtos plásticos a outros setores, como embalagens para a indústria de alimentos e bebidas.

Geralmente a programação do Encontro de Negócios se inicia com a apresentação de conteúdo técnico de interesse, feita por alguma personalidade de referência no setor do plástico. Na sequência, o Sindiplast/ES cria uma atmosfera adequada para que, de forma descontraída, ocorra a aproximação entre demandantes de produtos e potenciais fornecedores.


Principais resultados

Os almoços estabelecem forte aproximação entre os associados e permitem que reuniões técnicas
e formais sejam substituídas pelo dinamismo e leveza desse tipo de atividade. Apesar do clima aparentemente despretensioso dos encontros, muitas decisões de cunho estratégico para o setor são deflagradas nessas ocasiões.

Outro benefício indireto da inciativa é a consolidação do relacionamento entre Sindiplast/ES e as indústrias associadas do interior do estado, que se veem valorizadas e ouvidas a partir da realização dos almoços.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixa
Investimento: médio
Retorno institucional: médio
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

Apesar do clima aparentemente despretensioso dos encontros, muitas decisões de cunho estratégico para o setor são deflagradas nessas ocasiões. Outro benefício indireto da inciativa é a consolidação do relacionamento entre o Sindiplast/ES e as indústrias associadas do interior do estado, que se veem valorizadas e ouvidas a partir da realização dos almoços.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast/ES)/ES: sindiplastes@sindiplastes.org.br

FINDES: pda@findes.org.br