Boa Prática

10/11/2015

Início > SINFIATEC ECO RESPONSÁVEL

SINFIATEC ECO RESPONSÁVEL

Sindicato: Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e Vestuário do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec-Itajaí/SC)

Presidente do sindicato: Ivan Molinari

Mandato: 10/2015 a 10/2017

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 5/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

As indústrias associadas ao Sinfiatec/SC reciclam, mensalmente, mais de 500 toneladas de resíduos sólidos provenientes de matérias-primas utilizadas na confecção de produtos têxteis de malha, jeans e materiais sintéticos.
O projeto, batizado de Sinfiatec Eco Responsável, mobiliza 40 empresas do setor têxtil. Além do atendimento à legislação ambiental, retira do meio ambiente imensas quantidades de resíduos que, anteriormente, eram direcionadas a aterros industriais e, eventualmente, dispostos na natureza sem tratamento adequado. Embora os produtos reciclados apresentem baixo valor comercial, são absorvidos pelas indústrias automotiva e da fiação de tecidos.


Como surgiu a ideia

A criação do projeto Sinfiatec Eco Responsável foi motivada pela necessidade das empresas do setor acerca da adequada destinação de resíduos originários dos processos produtivos em atendimento à Lei n° 12.305/2010 e ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
Inicialmente, o projeto contou a participação da prefeitura local que fazia o recolhimento de resíduos nas indústrias até que o Sinfiatec/SC selecionasse empresa apta a realizar a coleta dos materiais em conformidade com a legislação ambiental.


Como fazer acontecer

A primeira ação do projeto correspondeu à sensibilização das empresas para participação, pois, embora a legislação de resíduos sólidos seja a principal propulsora da mudança de postura empresarial, dois outros aspectos tiveram importância crucial no sucesso da iniciativa:
- o conceito de resíduo zero, pois, a priori, qualquer resíduo de processo é sinônimo de perdas econômicas e financeiras; e
- a sensibilidade de que não é mais admissível devolver à natureza resíduos industriais sem a adequada destinação final.
Etapas operacionais como a criação de procedimentos de coleta, separação e armazenagem de resíduos, inclusive com o adequado acondicionamento em embalagens específicas e o acompanhamento da operação de transporte, são de responsabilidade do Sinfiatec/SC, sob coordenação da secretaria executiva da entidade e, em articulação com a empresa promotora do processo de reciclagem.


Principais resultados

O Projeto Sinfiatec Eco Responsável tem representado uma das principais motivações para filiação de novas indústrias. Em apenas um ano, o quadro social do sindicato evoluiu de 50 para 64 empresas, ou seja, mais de 25% no período de 2014 a 2015.
A empresa que opera o serviço, em parceria com o Sinfiatec/SC, emite documento de destinação correta dos resíduos sólidos. A operação é registrada formalmente por meio de pesagem, identificação dos materiais e emissão de nota fiscal relativa aos resíduos coletados, o que representa atrativo adicional para adesão ao programa e para associação das empresas ao sindicato.
O Sinfiatec Eco Responsável colocou o sindicato em evidência perante a sociedade, instituições públicas e empresas. No futuro, a diretoria do sindicato tenciona criar selo ambiental para as empresas que aderirem ao projeto.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Embora motivados pelo cumprimento da legislação vigente, a reciclagem de resíduos de processo representa, para as empresas do setor têxtil e de outras atividades industriais, uma oportunidade de ganhos ambientais, econômicos, sociais e mercadológicos advindos da inciativa.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e Vestuário do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec-Itajaí/SC)/SC: executiva@sinfiatec.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br