Boa Prática

10/11/2015

Início > SINDIVEST JURÍDICO VAI ATÉ VOCÊ

SINDIVEST JURÍDICO VAI ATÉ VOCÊ

Sindicato: Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindivest/MS)

Presidente do sindicato: José Francisco Veloso Ribeiro

Mandato: 4/2015 a 4/2018

Federação: FIEMS

Início de execução da prática: 4/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sindivest/MS, em parceria com escritório de advocacia, instituiu modelo de atendimento preventivo nas áreas trabalhista, tributária e fiscal, por meio de visitas pré-agendadas às indústrias associadas.
Por se tratar de ação de assessoria, a responsabilidade do Sindvest/MS na gestão do serviço fica restrita à divulgação, monitoramento e avaliação dos serviços prestados.


Como surgiu a ideia

Em consultas feitas aos associados, a diretoria do Sindivest/MS constatou que, embora as questões jurídicas sejam relevantes para o bom funcionamento das empresas, na maior parte das vezes, a atuação em relação a esses temas era reativa às não-conformidades registradas.
Como o tratamento preventivo às questões jurídicas foi identificado como mais adequado às necessidades das indústrias associadas, a opção pelo atendimento in loco foi feita estabelecendo-se diferencial na oferta do serviço às empresas.


Como fazer acontecer

A primeira preocupação do Sindivest/MS acerca do assessoramento jurídico foi a seleção de empresa com capacidade técnica e mobilidade para atendimento às demandas das indústrias associadas. Foram observados requisitos como a abrangência das áreas de interesse, bem como capacidade de realizar as ações de visitação às empresas.
Mediante solicitações de prestação de serviços, a assessoria jurídica oferece descontos aos associados do Sindvest/MS e gera receitas para o sindicato ao realizar anúncios publicitários em sua homepage.


Principais resultados

Embora as questões jurídicas tenham, em geral, influência acessória na competividade empresarial, a atuação preventiva assume maior relevância, pois contribui para a minimização de potenciais impactos na geração de passivos financeiros, autuações por órgãos governamentais e desgaste nas relações de trabalho.
Como benefícios adicionais em relação à prática, o Sindivest/MS amplia seu portfolio de serviços, capta receitas financeiras e fortalece sua visão institucional perante as empresas representadas e associadas.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixa
Investimento: baixo
Retorno institucional: médio
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

O Sindivest/MS Jurídico, por atuar no ambiente interno das indústrias associadas, de forma preventiva, evita prejuízos e contenciosos desnecessários, que podem gerar passivos financeiros, autuações e desgaste nas relações de trabalho.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMS.

Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindivest/MS)/MS: sindivestms@sindivestms.com.br

FIEMS: pda@fiems.com.br