Boa Prática

10/11/2015

Início > PROJETO MODA DESIGN

PROJETO MODA DESIGN

Sindicato: Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest/AL)

Presidente do sindicato: Francisco José Acioli Silva

Mandato: 11/2011 a 11/2015

Federação: FIEA

Início de execução da prática: 4/2011
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Com o propósito de criar uma identidade alagoana na moda, 25 indústrias, de micro e pequeno porte, do setor de confecção e vestuário se reuniram em torno do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), para concepção do Projeto Moda Design.
O programa serviu de impulso para a participação das empresas na Semana da Moda de Alagoas, evento que se estende a seis dias de feira e desfiles realizados ao ar livre para público especializado e formador de opinião. O volume de negócios gerado ultrapassa R$ 1 milhão e traz forte repercussão para as empresas participantes.


Como surgiu a ideia

Diante da implementação do Procompi Moda, em meados de 2011, integrado por 25 indústrias associadas ao Sindivest/AL, nasceria a Rede Moda Alagoas em articulação do sindicato com o IEL/Alagoas e outros parceiros institucionais.
A Rede Moda Alagoas, foi constituída por indústrias de micro e pequeno porte, e por profissionais do segmento da moda, com o objetivo de integrar talentos, agregar valor às coleções e contribuir para a criação de uma identidade da marca alagoana de moda.


Como fazer acontecer

A primeira preocupação refletida no Procompi Moda Design foi a criação de um programa de capacitação que permitisse às indústrias participantes registrar grande acréscimo de valor a seus processos produtivos para, em fase posterior, investir em ações de promoção das novas coleções.
Entre ações de capacitação e consultoria realizadas, figuraram a melhoria dos níveis de qualificação técnica e gerencial das empresas. Parte da carga horária do programa teve foco no aperfeiçoamento dos processos produtivos em corte, modelagem e design.
Outro aspecto de forte repercussão sobre a melhoria dos produtos foram a integração e a valorização nas criações de elementos do artesanato alagoano e das consagradas rendas Renascença e Filé, consideradas marcas registradas da cultura local.
Ao todo, o projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 200 mil entre participações da FIEA, Sebrae/AL, Sindivest/AL e dos empresários, que assumiram cerca de 15% do montante financeiro investido.


Principais resultados

O posicionamento de mercado das empresas participantes do programa foi fortemente impactado com a participação em eventos regionais, como a Semana de Moda, em desfiles e exposições e pelo acesso a novos mercados e clientes.
A partir das ações de capacitação, houve notáveis melhorias nas indústrias, que investiram em mudanças nos processos produtivos, sistemas informatizados, contratação de pessoal qualificado, aquisição de máquinas e equipamentos e na reforma de instalações físicas.
Entre outras ações promovidas pelo Sindivest/AL, o Procompi Moda proporcionou forte interferência na expansão do quadro social da entidade que conta atualmente com 145 associados. Há apenas sete anos, esse número era de 15 empresas.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

As empresas participantes do Moda Design foram destaque em inovação e incorporação de elementos culturais do artesanato de Alagoas às coleções criadas. Atuação reconhecida no acesso a novos mercados e na contribuição à criação de uma moda genuinamente alagoana.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEA.

Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest/AL)/AL: sindivest@fiea.org.br

FIEA: unidadesindical@fiea.org.br