Boa Prática

10/11/2015

Início > PROJETO NA PONTA DA LINHA

PROJETO NA PONTA DA LINHA

Sindicato: Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindivest/MS)

Presidente do sindicato: José Francisco Veloso Ribeiro

Mandato: 4/2015 a 4/2018

Federação: FIEMS

Início de execução da prática: 5/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Promovido pelo Sindivest/MS, em parceria com o Senai/MS e o Sebrae/MS, o Projeto na Ponta Linha tem como propósito principal a aproximação entre médias e grandes indústrias, filiadas ao sindicato, e microempreendedores individuais, que atuam em regime de facção.
A figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) representa uma das bandeiras do Sindivest/MS, que se articulou pela implementação Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06) e por suas atualizações, de modo a contribuir para a integração de negócios, antes informais, à cadeia produtiva do setor do vestuário no Estado do Mato Grosso do Sul.
O projeto reúne 15 indústrias associadas e cerca de 40 microempreendedores individuais, selecionados a partir de uma base de dados que se estende a mais de 400 potenciais candidatos à participação nas ações propostas.


Como surgiu a ideia

Historicamente, o setor de confecções e vestuário sempre foi caracterizado pelo encadeamento produtivo entre grandes empresas e pequenos fornecedores, muitos deles em condição de incipiência e instabilidade. Com a aprovação de marco legal específico, que incentivou a formalização de negócios no país, o Sindivest/MS se apercebeu da necessidade de potencializar a aplicação da legislação no fortalecimento da cadeia produtiva da confecção.
Diante dos corriqueiros desafios inerentes à formação de mão de obra especializada para as indústrias, uma proposta de atuação conjunta entre o Sindivest/MS, Senai/MS e Sebrae/MS, ganhou forma.


Como fazer acontecer

A partir da definição das competências específicas de cada instituição participante do projeto, as ações foram desdobradas. Ao Senai/MS e à FIEMS coube o papel de prestação de serviços de consultoria e assessoria técnica aos microempreendedores em costura industrial, equipamentos e instalações, de modo a prepará-los para o fornecimento às indústrias associadas de maior porte do setor do vestuário.
O Sebrae teve como responsabilidade a identificação de microempreendedores individuais com perfil adequado à integração ao projeto e a organização da grade de capacitações em conteúdos gerencias para os faccionistas.
A conexão entre indústrias e empreendedores, bem como a atuação coordenada entre os parceiros, ficou sob chancela do Sindivest/MS, que, entre outras atribuições, reuniu informações preliminares sobre a dispersão territorial dos microempreendedores individuais na Região Metropolitana de Campo Grande.


Principais resultados

O Projeto na Ponta Linha trouxe aproximação entre microempreendedores e indústrias associadas ao Sindivest/MS, com reflexos sobre a redução de custos, aumento da agilidade e confiabilidade no atendimento às demandas nas linhas de produção das indústrias do setor.
Um dos indicadores de sucesso do projeto foi a ascensão de quatro faccionistas enquadrados, inicialmente, na condição de Microempreendedor Individual (MEI) ao status de Microempresa (ME).


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alto


Resultado

A implementação do projeto na Ponta da Linha fortalece a cadeia produtiva do vestuário, tecelagem e fiação no Estado do Mato Grosso do Sul e consolida a atuação do Sindivest/MS na defesa dos interesses de seus associados.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMS.

Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindivest/MS)/MS: sindivestms@sindivestms.com.br

FIEMS: pda@fiems.com.br