Boa Prática

10/11/2015

Início > PROJETO INDÚSTRIA MAIS FORTE

PROJETO INDÚSTRIA MAIS FORTE

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)

Presidente do sindicato: Hans H Bethe

Mandato: 2/2014 a 2/2016

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 2/2014
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Programa Indústria Mais Forte tem como objetivo principal disseminar práticas de gestão bem sucedidas, utilizadas por indústrias de médio e grande porte do setor metalmecânico na região. A convite do Simmmeb/SC, gestores dessas indústrias ministram periodicamente, de forma voluntária, palestras para as lideranças das micro e pequenas indústrias do setor, sobre temas como estratégia, projetos, processos, recursos humanos e finanças.
O Programa gera ganhos para todos os envolvidos: as indústrias de micro e pequenas porte que adquirem novos conhecimentos e aprimoram sua gestão; as indústrias de médios e grandes porte, que passam a contar com fornecedores mais qualificados e produtos de melhor qualidade; e o Simmmeb/SC, que presta um serviço customizado e promove a integração entre as indústrias do setor, atraindo novos associados.


Como surgiu a ideia

Ao realizar visitas às indústrias representadas, de micro e pequeno portes, o executivo do Simmmeb/SC constatou que, embora detivessem amplo conhecimento técnico de suas atividades, ainda havia espaço para aprimorar suas práticas gerenciais.
Ao mesmo tempo, o Simmmeb/SC já sabia que algumas indústrias do setor, sobretudo as de médio ou grande porte, são reconhecidas pela eficiência de seus processos de gestão.
O Simmmeb/SC propôs, então, que os líderes das indústrias de referência compartilhassem seus conhecimentos e práticas, por meio de palestras, com as demais indústrias do setor. Os líderes atenderam ao convite do Simmmeb/SC, que preparou a estrutura e mobilizou o público, dando origem ao Programa Indústria Mais Forte.


Como fazer acontecer

Os encontros ocorrem periodicamente, num contexto informal, e abordam temas como gestão de pessoas, finanças, melhoria de processos, saúde e segurança no trabalho e gestão da qualidade, sempre com enfoque prático. Os temas de interesse são definidos por meio de consultas realizadas pelo Simmmeb/SC aos associados. Os empresários convidados pelo Simmmeb/SC para fazer a apresentação são acostumados a falar em público e possuem o diferencial de vivenciar os reais desafios da indústria metalmecânica.
Como as palestras são ministradas de forma voluntária pelos empresários convidados, os custos do Simmmeb/SC para a realização do Programa Indústria Mais Forte restringem-se à locação de espaço e realização de coffee break.


Principais resultados

O programa Indústria Mais Forte tem capacitado cerca de 50 empresários e gestores das indústrias associadas a cada módulo, em um conjunto de oito encontros mensais com diferentes temáticas promovidos por ano.
As palestras são muito bem recebidas pelas indústrias de micro e pequeno porte devido à interação entre os participantes e à possibilidade de buscar informações complementares após a realização de cada módulo de capacitação.
O Programa Indústria Mais Forte contribui não só para a melhoria da percepção sobre a força do associativismo entre empresas locais, mas também para adesão de novos associados ao Simmmeb/SC. Em 2014, o quadro social teve expansão de mais de 25% e, em 2015, percentual semelhante deve ser alcançado.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

O programa Indústria Mais Forte promove a disseminação de boas práticas de gestão entre as indústrias do setor metalomecânico representadas pelo Simmmeb/SC. Envolve a realização de palestras, ministradas voluntariamente por gestores de médias e grandes indústrias, sobre temas como gestão estratégia, projetos, processos, recursos humanos e finanças.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)/SC: simmmeb@simmmeb.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br