Boa Prática

10/11/2015

Início > PIAUÍ CENTER MODAS

PIAUÍ CENTER MODAS

Sindicato: Sindicato das Indústrias do Vestuário, Calçados e Artefatos de Tecidos de Teresina (Sindvest/PI)

Presidente do sindicato: Francisco Marques de Melo

Mandato: 1/2014 a 1/2017

Federação: FIEPI

Início de execução da prática: 5/2004
Fim de execução da prática: 2015-11-10

Raio-X da prática

O Piauí Center Modas (PCM), iniciativa idealizada e articulada pelo Sindvest/PI, reúne, em cerca de 6000 m2, 82 indústrias associadas para a comercialização de produtos de vestuário, calçados e acessórios, predominantemente, para lojistas e atacadistas.
No mesmo local, ainda são promovidas ações de capacitação, consultoria, desfiles de moda e lançamentos de novas coleções.
Embora o Sindvest/PI tenha sede própria em outro endereço, as reuniões costumeiramente são realizadas no PCM e registram alto quórum e capacidade de mobilização empresarial, devido à proximidade territorial que as une.


Como surgiu a ideia

No ano de 2002, uma comissão composta por vários empresários do setor do vestuário iniciou negociações com o Governo do Estado do Piauí, para concessão de posse do espaço onde, atualmente, funciona o Piauí Center Modas. As discussões avançariam até meados do ano de 2004, data em que se tornaria oficial o apoio ao projeto pelo Governo Estadual do Piauí.


Como fazer acontecer

Além do espaço compartilhado para comercialização dos produtos a lojistas, várias ações de capacitação e promoção comercial são realizadas, entre as quais podem ser citadas: Semana da Moda de Teresina em sua 14ª edição; cursos de design de moda; formações de operadores de máquinas industriais e modelagem; treinamentos em promoção de vendas, vitrinismo e relações interpessoais.
As ações de natureza coletiva como lançamento de coleções e desfiles de moda têm seus investimentos rateados entre os participantes, bem como os custos operacionais inerentes as funcionamento do PCM.
O Sindvest/PI disponibiliza, em caráter permanente, aos associados, serviços de design e treinamentos que são geridos pelo sindicato e se traduzem na geração de receitas financeiras para a entidade.


Principais resultados

O Piauí Center Modas tem se consolidado como referência comercial para compradores originários do próprio estado do Piauí e de seus vizinhos: Maranhão, Ceará e Pará.
A união territorial das empresas atua como agente de facilitação para atração de apoios institucionais como, por exemplo, do SENAI, SEBRAE e de variados órgãos de governo nas instâncias municipal e estadual.
Com a estreita relação das indústrias, no mesmo espaço físico, os laços entre empresários e empregados tem-se fortalecido e várias sugestões sobre sustentabilidade, inovação, tecnologia da informação, entre outros assuntos concernentes à melhoria qualitativa e quantitativa dos processos fabris e comerciais, têm sido propostos e implementados em prol da competitividade setorial.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

A proximidade das indústrias associadas potencializa ações de acesso a mercados, mas, sobretudo, o nível de cooperação entre as empresas, expresso no quórum e coesão registrados em: reuniões, capacitações e ações de variada natureza promovidas pelo Sindvest/PI em prol da competitividade setorial.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato.

Sindicato das Indústrias do Vestuário, Calçados e Artefatos de Tecidos de Teresina (Sindvest/PI)/PI: sindvest.the@gmail.com