Boa Prática
Início > ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO MULTICANAIS

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO MULTICANAIS

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite/BA)

Presidente do sindicato: Lutz Viana Rodrigues

Mandato: 11/2015 a 11/2018

Federação: FIEB

Início de execução da prática: 5/2013
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Com o objetivo de promover maior aproximação com seus diversos públicos, o Sindileite/BA desenvolveu uma nova estratégia de comunicação, que envolveu desde a revitalização da identidade visual do sindicato até a criação de um aplicativo para smartphone. A estratégia envolveu também o investimento em mídias sociais, no site e no boletim eletrônico do Sindileite/BA, assim como num novo informativo impresso.


Como surgiu a ideia

A nova identidade visual teve origem no desejo do Sindileite/BA de vincular sua logomarca à leveza e à forte presença do leite na mesa do brasileiro. O passo seguinte foi a remodelagem do informativo impresso do sindicato, que relata as principais ações realizadas, em andamento e planejadas pelo sindicato em benefício do setor.

No universo digital, o Sindileite/BA aproveitou as ferramentas oferecidas pela FIEB, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), e criou o site do sindicato, ao qual está integrado seu boletim eletrônico quinzenal. Em paralelo, a entidade desenvolveu um aplicativo para smartphone, a fim de facilitar o acesso a informações de interesse do setor e a serviços prestados pelo sindicato.


Como fazer acontecer

A revitalização da identidade visual teve custo zero para o Sindileite/BA, pois foi fruto de uma parceria com o SENAI/BA. A partir de briefing do sindicato, o SENAI/BA desenvolveu a nova logomarca e toda a identidade visual, incluindo papel timbrado, envelopes e cartões.

A produção do informativo impresso envolveu o trabalho de design gráfico para concepção do layout e de assessoria de comunicação para o texto jornalístico. O periódico tem tiragem de mil exemplares e é enviado aos destinatários bimestralmente, com custo aproximado de R$ 4 mil por edição.

O site e o boletim eletrônico obedecem a uma lógica de constante atualização de conteúdos, com o propósito de gerar atratividade e interatividade com os usuários. Essas ferramentas não têm custo para o Sindileite/BA, uma vez que são fruto de parceria com a FIEB e a CNI.

Já para o desenvolvimento do aplicativo, o Sindileite/BA contratou empresa especializada e investiu R$ 7,4 mil Por meio da solução, as empresas representadas e outros interessados podem consultar informações institucionais, documentos para download (decretos, liminares, convenção coletiva, estatuto etc.), relação de associados, portfólio de serviços, agenda de eventos e notícias sobre o setor. Além disso, o aplicativo possibilita a compra e venda de produtos anunciados pelos associados. Por ser de fácil acesso, o Sindileite/BA acredita que o aplicativo ganhará cada vez mais espaço no dia a dia dos públicos de interesse da entidade.


Principais resultados

A percepção do Sindileite/BA é de que a adoção da estratégia de comunicação multicanais proporcionou uma maior valorização do sindicato pelas indústrias associadas e ampliou sua visibilidade institucional perante o governo e empresas parceiras. Ao criar o aplicativo, o Sindileite/BA demonstrou que está antenado com as tendências na comunicação digital, posicionando-se como uma entidade de vanguarda.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: baixa


Resultado

Com o objetivo de promover maior aproximação com seus diversos públicos, o Sindileite/BA desenvolveu uma nova estratégia de comunicação, que envolveu desde a revitalização da identidade visual do sindicato até a criação de um aplicativo para smartphone.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEB.

Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite/BA)/BA: sindileite@fieb.org.br

FIEB: grs@fieb.org.br