Boa Prática

10/11/2015

Início > ORIENTAÇÃO À SUCESSÃO EMPRESARIAL

ORIENTAÇÃO À SUCESSÃO EMPRESARIAL

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast/RS)

Presidente do sindicato: Edilson Luiz Deitos

Mandato: 9/2015 a 9/2018

Federação: FIERGS

Início de execução da prática: 6/2011
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Proposto e implementado pelo Comitê de Gestão e Inovação, uma das instâncias administrativas do Sinplast/RS, o programa Orientação à Sucessão Empresarial é suportado por palestras, capacitações e ações de consultoria, tendo-se como público-alvo 25 participantes provenientes de indústrias associadas.
O programa se alicerça na antevisão e replicação de situações e experiências de sucessão adotadas em grandes e médias empresas no país e no exterior. Em palestras e capacitações, o número de participantes chega a 50 pessoas.


Como surgiu a ideia

Parte expressiva do quadro social do Sinplast/RS é composta por indústrias de base familiar, cujos negócios costumam atravessar dificuldades na formação de sucessores.
A percepção de que muitas empresas do Sinplast/RS passavam por situações similares, por ocasião da mudança de controle dos negócios, levou a diretoria da entidade a propor programa pautado pela preparação de novos gestores para os empreendimentos.


Como fazer acontecer

Como precaução, foi adotada a postura de se escolher profissional que detivesse amplo conhecimento de diferentes tipos de empresas em relação ao porte e aos modelos de gestão adotados.
Os custos com o programa são absorvidos pelo orçamento dos Comitês de Gestão e Inovação, que encara o investimento como estratégico para a modernização e sustentabilidade das empresas associadas.


Principais resultados

O investimento na formação de sucessores tem caráter estratégico e tende a beneficiar, além da transição menos traumática nas empresas, a adoção de modelos de vanguarda de gestão, que acabam por tornar os negócios mais sólidos no momento atual e futuro.
Uma das consequências indiretas do programa tem sido a formação de gestores para o próprio Sinplast/RS, pois muitos dos participantes das ações também estão envolvidos com atividades do Comitê de Gestão e Inovação.
Um dos marcos na atuação de jovens lideranças no Sinplast/RS foi a criação do Centro SINPLAST de Inovação e Governança vinculado ao Comitê de Inovação e Gestão CSIG.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: médio
Retorno institucional: médio
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

A adesão das indústrias associadas ao programa tem trazido como consequências a edificação de uma cultura mais sólida de gestão nas empresas e a formação de sucessores para o próprio Sinplast/RS. Diferentemente, da maior parte das entidades de representação setorial, que enfrentam, corriqueiramente, o desafio de formar novas lideranças empresariais.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIERGS.

Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast/RS)/RS: sinplast@sinplast.org.br

FIERGS: sindical@fiergs.org.br