Boa Prática

10/11/2015

Início > MERCADO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS

MERCADO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS

Sindicato: Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE)

Presidente do sindicato: Gustavo Cocentino de Miranda

Mandato: 1/2015 a 12/2017

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 5/2011
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Como fator de atração de novos associados, o Sinduscon/PE vem oferecendo, nos últimos anos, uma série de capacitações e ações de assessoramento às indústrias do setor com foco no mercado de compras governamentais. Essa estratégia foi motivada pela existência de grandes projetos de investimento, a exemplo do porto de Suape, do estaleiro e da refinaria Abreu e Lima, que movimentaram cifras consideráveis no estado de Pernambuco.


Como surgiu a ideia

Em 2011, a diretoria do Sinduscon/PE observava que indústrias de outras localidades predominavam entre as selecionadas nas diferentes modalidades de licitação, em detrimento das empresas locais. À época, mesmo empresas tradicionais no mercado tinham dúvidas sobre processos de licitação.

A partir dessa percepção e com o intuito de aprimorar a qualidade das propostas apresentadas pelas indústrias associadas, o sindicato passou a oferecer serviços vinculados ao tema compras governamentais. Dessa forma, criou as condições necessárias para ampliar a participação da indústria pernambucana no fornecimento de produtos e serviços a órgãos governamentais.


Como fazer acontecer

A primeira ação do Sinduscon/PE para definir sua atuação em relação ao tema compras governamentais foi o levantamento de conteúdos de interesse.

Para tanto, o sindicato contratou uma assessoria jurídica especializada em direito administrativo, que identificou boas práticas realizadas por instituições de outros estados que pudessem ser aplicadas em Pernambuco. Com base nessas informações, a assessoria formatou a metodologia e o conteúdo dos cursos, palestras e seminários dirigidos às indústrias representadas.

Os eventos abordam desde de questões mais amplas, como licitações, improbidade administrativa e prestação de contas em obras públicas, até assuntos específicos, como Documentação de Engenharia para Elaboração de Pleitos e Execução de Grandes Obras, Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e Preços nos Contratos
de Obras Públicas.


Principais resultados

O Sinduscon/PE registrou, ao longo dos quatro últimos anos, aumento de 30% do seu quadro associativo. O sucesso da estratégia adotada pelo sindicato pode ser comprovado pelo fato de que, entre 2012 e 2014, cerca de 90% das empresas que se associaram tornaram-se prestadoras de serviços a órgãos públicos.

Além disso, mais de 1.200 pessoas já participaram de atividades de capacitação e assessoramento promovidas pelo sindicato, reforçando o interesse das indústrias da construção nesse mercado.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

O Sinduscon/PE registrou, ao longo dos quatro últimos anos, aumento de 30% do seu quadro associativo. O sucesso da estratégia adotada pelo sindicato pode ser comprovado pelo fato de que, entre 2012 e 2014, cerca de 90% das empresas que se associaram tornaram-se prestadoras de serviços a órgãos públicos.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE)/PE: sindusconpe@sindusconpe.com.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br