Boa Prática

10/11/2015

Início > ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO

ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO

Sindicato: Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma/SP)

Presidente do sindicato: Cleiton de Castro Marques

Mandato: 1/2013 a 1/2016

Federação: FIESP

Início de execução da prática: 3/2005
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sindusfarma/SP adota por meio do Programa Educacional Sindusfarma (PES), uma série de estratégias de apoio ao desenvolvimento humano e profissional dos colaboradores dos sindicatos associados, entre as quais se citam: Desenvolvimento Educacional e de Careira (DEC), dirigido a supervisores e chefias; Programa de Apoio Profissional (PAP) relativo à recolocação profissional; convênio com o Senai para formação de colaboradores com competências específicas para as indústrias farmacêuticas; e o prêmio Programa Educacional Sindusfarma que é concedido às empresas com o maior número de participantes nos workshops promovidos pela entidade.
O conjunto de ações disparadas pelo PES compreende ainda oficinas de trabalho, palestras, fóruns, seminários e simpósios, além da publicação de livros e manuais operacionais, com ênfase no desenvolvimento de competências profissionais específicas para as indústrias farmacêuticas. Ações que, em conjunto, se traduzem em forte contribuição da entidade à competitividade empresarial.


Como surgiu a ideia

A criação do Programa Educacional Sindusfarma/SP (PES) é resultado natural da integração de diversas iniciativas e ações pré-existentes do sindicato no apoio ao desenvolvimento profissional dos colaboradores das indústrias associadas.
Criado formalmente em 2005, o programa tem, ao longo dos anos, incorporado inovações como o Prêmio Educacional Sindusfarma, dirigido ao reconhecimento das indústrias que registraram maior participação em ações de capacitação promovidas pela entidade.


Como fazer acontecer

Uma dos sustentáculos do PES é o constante levantamento de demandas por ações de capacitação, que acabam por referendar os principais conteúdos de interesse a serem incorporados ao calendário de eventos de capacitação publicado anualmente pelo sindicato.
De forma complementar e sistemática, as ações promovidas são avaliadas pelos participantes de cada atividade realizada e acabam por subsidiar a análise crítica e o processo de melhoria contínua do Programa Educacional Sindusfarma.
Os conteúdos veiculados se estendem às áreas de conhecimento de marketing, administração geral, recursos humanos, finanças, segurança do trabalho tributação e contabilidade, entre outros títulos de natureza operacional.
Por meio do programa, o Sindusfarma/SP também induz a conformação de manuais e publicações relativas ao aperfeiçoamento profissional e, com isso, complementa sua estratégia de apoio ao desenvolvimento humano nas empresas associadas.


Principais resultados

A conformação do Programa Educacional Sindusfarma tem representado um dos principais indicadores de satisfação dos associados com a atuação da entidade. O sindicato promove, anualmente, mais de 30 atividades de capacitação com público total superior a 500 participantes, além de investir em programas e projetos continuados de desenvolvimento profissional que se integram à estratégia permanente de atuação da entidade em relação ao tema.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

O sindicato promove, anualmente, mais de 30 atividades de capacitação com público total superior a 500 participantes, além de investir em programas e projetos continuados de desenvolvimento profissional que se integram à estratégia permanente de atuação da entidade.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESP.

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma/SP)/SP: sindusfarma@sindusfarma.org.br

FIESP: centraldeservicos@fiesp.com.br