Boa Prática

10/11/2015

Início > REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal-Londrina/PR)

Presidente do sindicato: Valter Luiz Orsi

Mandato: 2/2014 a 2/2018

Federação: FIEP

Início de execução da prática: 3/2011

Raio-X da prática

Estimular os funcionários envolvidos no processo de arrecadação de contribuições sindicais, por meio da concessão de bonificações em dinheiro, essa tem sido a estratégia adotada pelo Sindimetal-Londrina/PR para manter em ascensão as receitas da entidade.
A bonificação só é concedida após atingimento da meta estabelecida para o ano em curso e os valores distribuídos, na forma de participação nos resultados financeiros registrados pelo sindicato, não ultrapassam o equivalente a uma folha de pagamento mensal.
Ao todo, 4 funcionários integram a equipe envolvida na arrecadação do Sindimetal-Londrina/PR: coordenação administrativa, financeiro, supervisora administrativa e secretária.


Como surgiu a ideia

Modelos de participação em resultados têm sido habitualmente adotadas por muitas empresas que integram o quadro social do Sindimetal-Londrina/PR, embora a prática não possa ser considerada corriqueira em entidades de representação empresarial.
Diante do desafio de aumentar a arrecadação e da constatação de que era possível envolver de forma dinâmica o quadro funcional do sindicato na missão de aumentar as receitas da entidade, foi proposto pela diretoria da entidade em NNMM de 20VV, o pagamento de bônus pelo desempenho registrado.


Como fazer acontecer

O pagamento de contribuições sindicais é visto por muitos empresários como um ônus ou algo de caráter secundário entre as diversas obrigações que integram o dia a dia das empresas no país. Mobilizar os funcionários para o desempenho diferenciado no trabalho de convencimento das indústrias representadas e associadas ao Sindimetal-Londrina/PR, foi o primeiro desafio a ser vencido pela diretoria da entidade.
A reestruturação da forma de atuação da área de arrecadação se iniciou pela capacitação dos funcionários envolvidos nesses processos. O cadastro de empresas foi atualizado e o roteiro para abordagem aos empresários acerca do pagamento de contribuições e mensalidades foi proposto, mediante enumeração de argumentos e atrativos que tornassem mais fácil a aproximação com as indústrias associadas e representadas pelo sindicato.
As metas relativas ao aumento de receitas levam em conta o momento econômico pelo qual passam as empresas do setor e são revistas periodicamente. Esta iniciativa faz com que os próprios funcionários atuem de forma autônoma e criativa no exercício de suas funções, como, por exemplo, na promoção de ações de divulgação sobre como as contribuições sindicais se transformam em benefícios para os associados e por meio de lembretes de vencimento de contribuições.


Principais resultados

O Sindimetal-Londrina/PR tem registrado ano a ano o aumento da arrecadação com contribuições sindicais. Em 2015, por exemplo, a contribuição sindical, vencida em 31/01/2015, teve aumento de 17%, em relação ao ano de 2014, embora o sindicato esteja sem Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) há dois anos.
O quadro social da entidade aumentou de 80 para 114 associados ao longo dos 5 últimos anos, fato que demonstra que os resultados registrados decorrem não só de uma estratégia mais assertiva de cobrança, mas da atuação do Sindimetal-Londrina/PR na defesa dos interesses das indústrias filiadas.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixa, por envolver ações de capacitação e criação de rotinas facilmente incorporáveis à gestão da entidade
Investimento: baixo, quando comparado ao retorno gerado para o sindicato
Retorno institucional: médio, contanto que as contribuições pagas sejam percebidas pelos contribuintes como fator de agregação de valor às empresas
Contribuição para a competitividade empresarial: média, conforme usufruto pelas empresas associadas e representadas dos benefícios oferecidos pelo sindicado.


Resultado

O quadro social da entidade aumentou de 80 para 114 associados ao longo dos 5 últimos anos, fato que demonstra que os resultados registrados decorrem não só de uma estratégia mais assertiva de cobrança, mas da atuação do Sindimetal-Londrina/PR na defesa dos interesses das indústrias filiadas.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal-Londrina/PR)/PR: sindimetal@sindimetallondrina.com.br

FIEP: ger.sindicatos@fiepr.org.br