Boa Prática
Início > COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO LEITE

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO LEITE

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite/BA)

Presidente do sindicato: Lutz Viana Rodrigues

Mandato: 11/2015 a 11/2018

Federação: FIEB

Início de execução da prática: 4/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Em 1º de junho é celebrado o Dia Mundial do Leite. A data foi instituída em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e é comemorada todos os anos em vários países.

Desde o ano de 2012, o Sindileite/BA tem comemorado a data por meio de ações promocionais em diferentes locais de Salvador e de anúncios publicitários. O objetivo principal da inciativa é incentivar o consumo do leite pela população e divulgar seus benefícios à saúde.


Como surgiu a ideia

O leite figura entre os alimentos mais importantes para a saúde humana, porém nos últimos anos tem sido objeto de críticas por correntes contrárias ao consumo da lactose, açúcar presente no leite e em seus derivados.

A fim de desmistificar essa visão e ressaltar o papel do leite como fonte de cálcio, proteínas e vitaminas A e D, o Sindileite/BA decidiu tornar o Dia Mundial do Leite um marco na divulgação dos produtos lácteos produzidos no estado e de seus benefícios à população.


Como fazer acontecer

A comemoração do Dia Mundial do Leite já se tornou tradição para o Sindileite/BA. Nesse sentido, além de prever a iniciativa ao elaborar seu Plano de Ação anual, o sindicato inicia a articulação com potenciais patrocinadores e parceiros e a criação das ações promocionais com pelo menos dois meses de antecedência.

A cada edição, o Sindileite/BA atualiza o formato da comemoração, incluindo diferentes atrações e estratégias de abordagem ao público. Em 2012, a ação foi realizada na praia, incluindo estande e café da manhã para degustação de produtos lácteos, além de atendimento nutricional aos presentes.

Em 2013, o evento foi promovido num shopping de grande circulação de Salvador e, em 2014, num parque da cidade. Nesta ocasião, além do estande para degustação de produtos com foco na mensagem “Leite, beba sem moderação”, o Sindileite/BA, em parceria com a FIEB e indústrias associadas, veiculou anúncios nos principais jornais da Bahia e distribuiu a 20 formadores de opinião kits com produtos lácteos.

Em 2015, a estratégia adotada pelo sindicato foi colocar faixas sobre a data em importantes pontos da capital baiana, além de distribuir panfletos em locais de grande circulação. De forma complementar, um anúncio foi publicado no principal jornal soteropolitano.

O Sindileite/BA tem investido R$ 9 mil por ano, em média, para realização das ações promocionais do Dia Mundial do Leite.


Principais resultados

Além de reiterar a importância dos produtos lácteos no dia para as pessoas, as ações realizadas pelo Sindileite/BA em comemoração ao Dia Mundial do Leite promovem a imagem dos produtos das indústrias associadas, veiculadas em todas as peças publicitárias.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: baixa


Resultado

Desde o ano de 2012, o Sindileite/BA tem promovido a comemoração da data em diferentes locais da cidade de Salvador e por meio de anúncios publicitários. O objetivo principal da inciativa é incentivar o consumo do leite pela população e divulgar seus benefícios à saúde.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEB.

Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite/BA)/BA: sindileite@fieb.org.br

FIEB: grs@fieb.org.br