Boa Prática

10/11/2015

Início > BANCO DE EMPREGOS

BANCO DE EMPREGOS

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa/MA)

Presidente do sindicato: Antônio Rosa Cruz Pereira

Mandato: 8/2015 a 8/2019

Federação: FIEMA

Início de execução da prática: 3/2013
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O investimento na formação de banco de empregos tem representado uma das frentes de atuação do Sindirepa/MA na oferta de serviços aos associados.
Mediante acesso ao site da entidade, os candidatos a emprego, cadastram informações relativas as suas competências profissionais. Funções técnicas e administrativas podem ser registradas e as informações consolidadas são armazenadas em áreas restrita da homepage do Sindirepa/MA, acessível exclusivamente por associados da entidade.


Como surgiu a ideia

Devido à rotatividade de pessoal nas indústrias da reparação automotiva, já havia, por parte do Sindirepa/MA, a cultura de reunir, de forma extraoficial, currículos e informações sobre candidatos a empregos.
O adensamento das informações reunidas levou à criação formal do Banco de Empregos Sindirepa/MA, no ano de 2013, e tem registrado desde então aumento da base de dados e do número de demandantes.


Como fazer acontecer

As informações são obtidas em consultas feitas pelo Sindirepa/MA ao SENAI, acerca de novos profissionais formados em áreas técnicas e partir do monitoramento do mercado. Candidatos a funções administrativas também são prospectadas, pois figuram entre demandas dos associados.
Uma funcionária do Sindirepa/MA, que acumula outras funções na entidade, se responsabiliza pelo registro e manutenção dos dados, que passam por permanente atualização.
Como o amadurecimento do serviço prestado, há procura espontânea ao sindicato tanto pelo cadastramento de currículos.
O banco de empregos reúne informações de mais de 500 profissionais e quase que a totalidade dos mais de 90 associados do sindicato já recorreu ao serviço ou o fazem de modo regular.
A expansão e o sucesso da iniciativa têm levado a diretoria do Sindirepa/MA a considerar a possibilidade de realização de convênio com o Sistema Nacional de Emprego (Sine).


Principais resultados

O banco de empregos figura entre outras ações do Sindirepa/MA que produzem maior interação das empresas associadas com o sindicato e tem gerado atratividade para que novas indústrias se incorporem ao quadro social da entidade.
Como a demanda por mão de obra no setor é permanente, o serviço supre uma importante demanda das empresas e contribui para o alcance da missão institucional da entidade.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: médio
Contribuição para a competitividade:média


Resultado

Como a demanda por mão de obra no setor é permanente, o Banco de Empregos Sindirepa/MA supre uma importante demanda das empresas associadas e contribui para o cumprimento da missão institucional da entidade.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMA.

Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa/MA)/MA: contato@sindirepama.com.br

FIEMA: presidencia@fiema.org.br