Boa Prática
Início > CASA DA MINERAÇÃO

CASA DA MINERAÇÃO

Sindicato: Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral/PA)

Presidente do sindicato: José Fernando Gomes Júnior

Mandato: 8/2014 a 7/2018

Federação: FIEPA

Início de execução da prática: 2/2013
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Numa iniciativa pioneira no Brasil, em 2012 o Simineral/PA e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) inauguraram, em Belém, a Casa da Mineração. O espaço, que abriga as sedes das duas instituições, funciona como ponto de encontro do setor mineral paraense para debates com o governo, instituições privadas e a sociedade civil.

A Casa da Mineração conta também com exposições anuais, em que são apresentadas, por exemplo, amostras de minérios como ferro, cobre e níquel. O local é aberto à visitação pública, mediante agendamento.


Como surgiu a ideia

A instalação da Casa da Mineração teve origem no desejo do Simineral/PA de se aproximar mais da sociedade paraense, a fim de difundir os reais benefícios da atividade mineradora para o estado e para o País.

Por esse motivo, as exposições são direcionadas principalmente a estudantes, possibilitando
que compreendam, por meio de visitas guiadas, como os minérios extraídos localmente estão presentes em diversos produtos e ramos de atividade.


Como fazer acontecer

A manutenção das instalações da Casa da Mineração é rateada entre o Simineral/PA e o Ibram, que também atuam de forma conjunta na defesa de interesses setoriais e em projetos de referência.

A formação de parcerias foi fator crítico de sucesso da Casa da Mineração. Além da parceria inicial com o Ibram para concepção do espaço, o Simineral/PA conta com o apoio das indústrias associadas para promover as exposições anuais. Grande parte da visitação, por sua vez, é fruto de parceria com escolas das redes pública e privada do estado do Pará.


Principais resultados

A diretoria do Simineral/PA avalia que a Casa da Mineração já se tornou o principal vetor para fortalecimento de uma nova imagem dessa atividade econômica no estado, baseada nos impactos positivos que gera para a sociedade. Desde a sua inauguração, o local já recebeu mais de 8 mil visitantes, tornando-se fonte de informação e conhecimento.

A Casa da Mineração também já foi palco de relevantes discussões, como sobre a atração de novos negócios para o Pará e a formulação da agenda estratégica do setor. Ações como essas causaram repercussão positiva em meio às indústrias associadas, sendo um atrativo para novas empresas se unirem ao Simineral/PA.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Desde a sua inauguração, já recebeu mais de 8 mil visitantes, tornando-se fonte de informação e conhecimento para a sociedade paraense. A Casa da Mineração também já foi palco de relevantes discussões, como sobre a atração de novos negócios para o Pará e a formulação da agenda estratégica do setor.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPA.

Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral/PA)/PA: presidencia@simineral.org.br

FIEPA: ipontes@fiepa.org.br