Boa Prática

10/11/2015

Início > COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO TRABALHISTA

COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO TRABALHISTA

Sindicato: Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco (Sindipão/PE)

Presidente do sindicato: Paulo Pereira dos Santos Filho

Mandato: 1/2014 a 1/2017

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 1/2014
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Devido ao bom relacionamento do Sindipão/PE com o Sindtrigo/PE, sindicato laboral da panificação, foi instituída a comissão de conciliação trabalhista, integrada por representantes das duas entidades, para composição de acordos que evitem litígios e o ingresso dos processos na justiça.
Anualmente, mais de 250 audiências de conciliação prévia são realizadas e com alto índice de sucesso.


Como surgiu a ideia

A criação da Comissão de Conciliação Prévia (CCP) se originou do bom relacionamento entre as duas instituições – Sindipão/PE e Sinditrigo/PE, que perceberam nas controvérsias, o dispêndio desnecessário de energia, tempo e dinheiro em casos que podiam ter como desfecho a celebração de acordo entre as partes.


Como fazer acontecer

O funcionário, ao ser demitido, procura o Sinditrigo/PE que indica advogado para que o processo de negociação tenha início. As sessões de conciliação acontecem às quintas-feiras a partir das 14h00, e a documentação deve ser entregue ao sindicato com no mínimo 72h antecedência ao dia da audiência.


Principais resultados

A Comissão de Conciliação Prévia é uma das grandes conquistas do sindicato e figura com uma das poucas em funcionamento no Estado de Pernambuco. É um dos serviços com maior repercussão entre os associados do Sindipão/PE e, somente nos últimos dois anos, mais de 250 audiências bem sucedidas foram realizadas.
A diminuição das tensões entre empregados e empregadores pode ser apontada como um fator de competitividade empresarial e elemento de fortalecimento do Sindipão/PE perante indústrias associadas e representadas.
A Comissão de Conciliação Prévia é uma das grandes conquistas do Sindicato, uma das poucas a funcionar no estado. E talvez o serviço prestado mais elogiado pelos nossos associados. Só nos últimos dois anos, foram mais de 250 audiências bem sucedidas.
Os beneficiários da presente Comissão são; de um lado os empregadores representados pelo SINDIPÃO ao mitigar os seus atuais custos processuais, e o SINDTRIGO-PE, na medida em que fortalece a sua atuação sindical.
Conflitos trabalhistas solucionados com mais rapidez e com menor custo, aplicando-se às relações de trabalho no âmbito da base sindical dos sindicatos convenentes.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

A diminuição das tensões entre empregados e empregadores pode ser apontada como um fator de competitividade empresarial e elemento de fortalecimento do Sindipão/PE perante indústrias associadas e representadas.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco (Sindipão/PE)/PE: secretariasindipao@epao.org.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br