Boa Prática

10/11/2015

Início > CONDOMÍNIO INDUSTRIAL DA INDÚSTRIA DA REPARAÇÃO

CONDOMÍNIO INDUSTRIAL DA INDÚSTRIA DA REPARAÇÃO

Sindicato: Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Roraima (Sindirepa/RR)

Presidente do sindicato: João da Silva

Mandato: 7/2013 a 8/2016

Federação: FIER

Início de execução da prática: 2/2014
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Movidas pela necessidade de adequação à legislação ambiental vigente, que restringe a instalação de indústrias de reparação na área urbana, as empresas associadas ao Sindirepa/RR se articularam para a criação do Condomínio Industrial de Boa Vista.

Em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), o Sindirepa/RR lidera a negociação com o governo estadual para a concessão do espaço. Ao mesmo tempo, coordena a mobilização das 40 empresas que têm demonstrado interesse nas novas instalações.


Como surgiu a ideia

A proposta de criação do Condomínio Industrial derivou de recomendações feitas pelo SESI/RR e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que periodicamente prestam assessoria técnica às indústrias de reparação.

As recomendações apontavam a necessidade de migração das indústrias para fora do perímetro urbano de Boa Vista, a fim de que se adequassem à legislação vigente e evitassem novas multas e autuações por parte dos órgãos ambientais locais.


Como fazer acontecer

Em ação coordenada com a FIER, a diretoria do Sindirepa/RR articulou com o governo estadual o desmembramento de lotes do Distrito Industrial de Boa Vista e sua doação às indústrias reparadoras. Essa negociação resultou na publicação da Resolução do Conselho Diretor do Fundo de Desenvolvimento Industrial (CDI) nº 14/14.

Entretanto, após a eleição de novo governador em 2014, o direcionamento do governo se alterou e a negociação foi retomada. Atualmente, a tendência é de que o espaço seja disponibilizado em regime de comodato ou pela venda às empresas beneficiárias.

Mesmo diante da hipótese de pagamento pelos lotes, mais de 40 empresas decidiram instalar-se no Condomínio Industrial e algumas delas pretendem adquirir até mais de uma fração, que corresponde 1,2 mil m2.


Principais resultados

Embora a negociação com o governo estadual esteja em andamento, a iniciativa do Sindirepa/RR, com respaldo da FIER, demonstra a liderança do sindicato na defesa dos interesses do setor.

Um dos resultados já visíveis é a adesão das indústrias reparadoras à proposta do Condomínio Industrial, mesmo sendo necessário o aporte de recursos próprios para a aquisição dos lotes.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Em ação coordenada com a FIER, a diretoria do Sindirepa/RR articulou com o governo estadual o desmembramento de lotes do Distrito Industrial de Boa Vista e sua doação às indústrias reparadoras. Essa negociação resultou na publicação da Resolução do Conselho Diretor do Fundo de Desenvolvimento Industrial (CDI) nº 14/14.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIER.

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Roraima (Sindirepa/RR)/RR: sindireparr@bol.com.br

FIER: cpas@fier.org.br