Boa Prática

10/11/2015

Início > TWO SIDES

TWO SIDES

Sindicato: Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf/SP)

Presidente do sindicato: Fábio Arruda Mortara

Mandato: 6/2013 a 6/2016

Federação: FIESP

Início de execução da prática: 2/2011
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Ao longo das últimas duas décadas multiplicaram-se as previsões sobre o fim de revistas, jornais e livros físicos. Os defensores dessa tese alegam que esses materiais serão substituídos por versões digitais, supostamente mais democráticas e sustentáveis. Argumentam, ainda, que a disponibilização desses conteúdos online torna os produtos mais baratos e acessíveis.

A fim de reverter esse quadro, o Sindigraf/SP se uniu à FIESP e a outros parceiros para lançar no Brasil a iniciativa Two Sides, organização sem fins lucrativos criada na Inglaterra e hoje presente em cinco continentes.

A iniciativa representa os interesses da indústria da comunicação impressa, disseminando a empresas, governo e formadores de opinião informações que atestam a sustentabilidade de seus produtos. Visa também coibir a prática do greenwashing, movimento que utiliza argumentos ecológicos para justificar medidas de economia ou de conveniência na substituição da comunicação impressa pela eletrônica.


Como surgiu a ideia

O apoio à iniciativa no Brasil foi decidido no âmbito do Grupo de Trabalho de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem da FIESP (Copagrem).

O lançamento no país ocorreu em 2010, com o apoio total do Sindigraf/SP. O presidente do sindicato, Fabio Arruda Mortara, exerce atualmente a função de Country Manager da Two Sides Brasil.


Como fazer acontecer

A iniciativa envolve a publicação de anúncios em diferentes mídias, assim como a elaboração de materiais promocionais para sensibilizar consumidores, formadores de opinião, e representantes do Poder Público e do meio acadêmico.

O apoio de toda a mídia impressa tem sido fundamental para o sucesso da Two Sides no Brasil. Entre as estratégias adotadas, destacam-se: o envio de newsletters mensais a mais de 40 mil contatos; a defesa do uso de material gráfico perante agências de publicidade e departamentos de marketing; a realização de reuniões com órgãos governamentais, que além de regularem o setor são também importantes clientes da indústria gráfica; a promoção de campanha sobre a importância da comunicação impressa em escolas, universidades e eventos como a Bienal Internacional do Livro; e o envio de cartas contra o greenwashing a grandes empresas multinacionais.


Principais resultados

Liderada pelo Sindigraf/SP, a Two Sides vem ganhando cada vez mais consistência no país. A adesão de empresas como a Suzano Papel e Celulose e de duas das mais expressivas entidades do setor – a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) - demonstra o sucesso da iniciativa.

Além de influenciar seus públicos-alvo, a iniciativa tem gerado também uma série de conteúdos técnicos e informativos. É, hoje, a principal ação coletiva do setor gráfico na luta contra a profecia do fim da mídia impressa.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

O apoio de toda a mídia impressa tem sido fundamental para o sucesso da Two Sides no Brasil. Entre as estratégias adotadas, destacam-se: o envio de newsletters mensais a mais de 40 mil contatos; a defesa do uso de material gráfico perante agências de publicidade e departamentos de marketing; a realização de reuniões com órgãos governamentais, que além de regularem o setor são também importantes clientes da indústria gráfica; a promoção de campanha sobre a importância da comunicação impressa em escolas, universidades e eventos como a Bienal Internacional do Livro; e o envio de cartas contra o greenwashing a grandes empresas multinacionais.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESP.

Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf/SP)/SP: sindigraf@sindigraf.org.br

FIESP: centraldeservicos@fiesp.com.br