Boa Prática

10/11/2015

Início > SINDRATAR DIGITAL

SINDRATAR DIGITAL

Sindicato: Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado de Pernambuco (Sindratar/PE)

Presidente do sindicato: Adam Batista dos Santos

Mandato: 3/2015 a 3/2017

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 10/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sindratar/PE alcançou novo patamar no relacionamento com as indústrias associadas ao potencializar sua comunicação por meio de um conjunto de estratégias digitais. Integram o acervo de soluções virtuais do sindicato: site, revista digital, contas no Twitter, Facebook e WhatsApp, além de mailing qualificado, para o envio de mensagens personalizadas e segmentadas.

As ferramentas digitais passam por atualizações constantes, de modo a assegurar dinamismo e atratividade aos diversos públicos acionados pelo Sindratar/PE.


Como surgiu a ideia

Até meados de 2012, o Sindratar/PE considerava discreto o retorno das indústrias à ações de comunicações que criava e às discussões temáticas que tentava estimular. O sindicato percebeu a clara necessidade de revitalizar o relacionamento com as indústrias associadas e com outros públicos de interesse.

Nesse contexto, a solução proposta pela diretoria do sindicato foi investir em mídias sociais e outras estratégias digitais que produzissem maior interatividade com o quadro social da entidade e demais públicos-alvo.


Como fazer acontecer

Ao constatar que a aproximação com as indústrias representadas e outros públicos prioritários dependia da construção ou remodelagem dos seus canais de relacionamento, o Sindratar/PE, foi contratou uma assessoria em mídias digitais para propor a nova estratégia de comunicação do sindicato.

A partir daí, a equipe do Sindratar/PE passou a abastecer as ferramentas implantadas com dinamismo e perspicácia técnica.

A natureza interativa das soluções disponíveis fornece ao sindicato, cujs informações passam a ser constantemente atualizadas.


Principais resultados

Com o aumento da eficácia na comunicação, o Sindratar/PE conseguiu se reposicionar perante indústrias associadas e não associadas, fornecedores e parceiros institucionais.

O caráter interativo das ferramentas digitais trouxe como benefício adicional para o sindicato uma maior sensibilidade sobre temas de interesse para as indústrias representadas. A participação em eventos e ações do Sindratar/PE também alcançou novo patamar.

Atualmente, o Sindratar/PE registra mais de 800 acessos mensais a seus canais de relacionamento.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: baixo


Resultado

O caráter interativo das ferramentas digitais trouxe como benefício adicional para o sindicato uma maior sensibilidade sobre temas de interesse para as indústrias representadas. A participação em eventos e ações do Sindratar/PE também alcançou novo patamar.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado de Pernambuco (Sindratar/PE)/PE: sindratar-pe@fiepe.org.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br