Boa Prática
Início > CARAVANA DA SUSTENTABILIDADE

CARAVANA DA SUSTENTABILIDADE

Sindicato: Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno/MT)

Presidente do sindicato: Roberto Rios Lima

Mandato: 11/2014 a 10/2017

Federação: FIEMT

Início de execução da prática: 4/2010
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Simno/MT promove a Caravana da Sustentabilidade como estratégia de interiorização e melhoria do atendimento aos municípios que integram sua base territorial. Formada a partir de uma parceria com o SESI/MT, o SENAI/MT e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), a Caravana oferece às indústrias soluções e serviços operados pelas instituições que participam da iniciativa.

Além disso, por meio da Caravana, o Simno/MT organiza debates acerca das principais carências e desafios enfrentados pelas empresas em cada localidade visitada, exercendo o papel de ouvidoria perante as indústrias representadas. O sindicato mobiliza ainda outras instituições e parceiros para participarem das ações, entre eles: o Ibama, a Secretaria da Fazenda do Mato Grosso (Sefaz/MT) e a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema/MT).


Como surgiu a ideia

A extensão territorial do estado e a dificuldade de acesso aos municípios da Região Noroeste do Mato Grosso são desafios naturais à interação e ao atendimento às indústrias associadas e representadas pelo Simno/MT. Por esse motivo, muitas delas se sentiam abandonados, tanto pela entidade de representação, quanto pelos serviços e aparelhos do Estado.

Diante desse quadro, o Simno/MT criou a Caravana da Sustentabilidade, estruturada em um modelo que permite aproximar as demandas das empresas representadas da capacidade de oferta e de articulação dos parceiros.


Como fazer acontecer

A Caravana tem início com a mobilização dos empresários nos encontros, de forma a assegurar quórum e clima adequados aos debates. O Simno/MT empenha um esforço considerável nesse processo, pois muitos empresários, em função do isolamento, se sentem desassistidos e descrentes de qualquer ajuda institucional.

Para reforçar as ações de mobilização, são produzidos materiais publicitários, convites e ofícios, que reiteram a importância do comparecimento dos empresários aos debates. O investimento médio do Simno/MT para a realização de cada encontro é de R$ 15 mil e as instituições parceiras cobrem seus custos de hospedagem e deslocamento com recursos próprios.

Além dos empresários, são convidados representantes dos poderes públicos constituídos, engenheiros florestais, contabilistas e outros profissionais que atuam na cadeia produtiva da madeira e móveis. Os encontros têm duração média de 3 horas, nas quais se realizam a apresentação institucional dos parceiros, os debates sobre as carências e desafios locais e a apresentação de palestras ministradas por órgãos ambientais e de governo como, Sema/MT, Ibama e Sefaz/MT.

Os encontros resultam na elaboração de relatórios e pautas de reivindicação, que são incorporadas à agenda estratégica do Simno/MT e abordadas junto a instituições competentes.


Principais resultados

Cada evento promovido pelo Simno/MT e seus parceiros representou a adesão de, pelo menos, cinco novas empresas ao quadro social da entidade. De 2010 a 2015, o Simno/MT ampliou o número de associados de 30 para 150.

Além disso, houve visível estreitamento da relação com autoridades municipais e estaduais, que passaram a atuar de forma solidária e coordenada para o aumento da competitividade do setor de madeira e móveis.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Cada evento promovido pelo Simno/MT e seus parceiros representou a adesão de, pelo menos, 5 novas empresas ao quadro social da entidade. De 2010 a 2015, o Simno/MT ampliou o número de associados de 30 para 150.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMT.

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno/MT)/MT: simno@brturbo.com.br

FIEMT: pda.ueda@fiemt.com.br