Boa Prática

10/11/2015

Início > REUNIÕES DE BAIRRO

REUNIÕES DE BAIRRO

Sindicato: Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco (Sindipão/PE)

Presidente do sindicato: Paulo Pereira dos Santos Filho

Mandato: 1/2014 a 1/2017

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 1/2014
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Como estratégia para se aproximar de sua base de representação, o Sindipão/PE passou a realizar reuniões em diferentes bairros do Recife e da região metropolitana. Essa iniciativa possibilitou o debate local e o equacionamento de questões como concorrência desleal e clandestinidade, além da elaboração de pautas para discussão com órgãos governamentais.

A ação ocorre com regularidade e também em situações que exigem uma resposta mais rápida do sindicato. Com os passar do tempo, a estratégia se tornou uma marca da atuação do Sindipão/PE.


Como surgiu a ideia

Ao realizar assembleias ordinárias e visitas às indústrias, a equipe técnica do Sindipão/PE percebeu que muitas padarias de um mesmo bairro ou região apresentavam problemas semelhantes. A partir de então, nasceu a proposta de promoção de reuniões de bairro.

Por ser um encontro informal e possibilitar tratamento personalizado às demandas locais, os encontros logo ganharam projeção e passaram a ser realizados em municípios vizinhos ao Recife, como Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.


Como fazer acontecer

A ação do Sindipão/PE ocorre, habitualmente, nas sedes das associações de bairro e, quando realizada em outros municípios, se dá em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

As reuniões obedecem, em linhas gerais, ao mesmo modelo realizado na sede do sindicato, embora com um pouco menos de formalismo. Tanto o presidente quanto o executivo do sindicato participam das reuniões.

A oportunidade de discutir problemas e traçar estratégias para defender os interesses do setor junto aos órgãos de fiscalização é um dos principais fatores que desperta o interesse dos empresários locais em participar das reuniões.


Principais resultados

A aproximação gerada pelas reuniões de bairro permite ao Sindipão/PE identificar e defender pautas que impactam diretamente as indústrias representadas. Os empresários sentem que sua voz tem importância, pois além de registrar as novas demandas, a cada reunião o sindicato informa o status das ações em andamento.

Além de assuntos relacionados à agenda de defesa de interesses, as reuniões de bairro também já proporcionaram a criação ou o apoio a importantes ações sociais, como a Fliporto, o projeto Caixa da Fumaça e a atuação na comunidade Ilha de Deus.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixa
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

A aproximação gerada pelas reuniões de bairro permite ao Sindipão/PE identificar e defender pautas que impactam diretamente as indústrias representadas. Os empresários sentem que sua voz tem importância, pois além de registrar as novas demandas, a cada reunião o sindicato informa o status das ações em andamento.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco (Sindipão/PE)/PE: secretariasindipao@epao.org.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br