Boa Prática

10/11/2015

Início > FAN PAGE NO FACEBOOK

FAN PAGE NO FACEBOOK

Sindicato: Sindicato da Indústria Cerâmica do Oeste do Paraná (Sindicer Oeste/PR)

Presidente do sindicato: Mauro Antônio Pasquali

Mandato: 1/2015 a 12/2017

Federação: FIEP

Início de execução da prática: 2/2013
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Com o objetivo de aprimorar a comunicação com as indústrias de sua base, o Sindicer Oeste/PR criou uma Fan Page no Facebook. Trata-se de uma página institucional em que são lançadas informações sobre o dia a dia do sindicato, como campanhas, palestras, reuniões e treinamentos.

A gestão da página é realizada de forma dinâmica e eficaz, uma vez que o Facebook oferece funcionalidades que permitem rápida inserção de conteúdos e interatividade entre os usuários.

O uso da Fan Page trouxe maior transparência a algumas das atividades realizadas pelo sindicato, além de possibilitar a divulgação de imagens dos eventos promovidos e de outras ações realizadas pela entidade.


Como surgiu a ideia

Percebendo a necessidade de tornar mais fluido o processo de comunicação com a base empresarial, a executiva do Sindicer Oeste/PR buscou um canal de relacionamento que pudesse alcançar máxima audiência com mínimo dispêndio de energia. A solução proposta foi o uso do Facebook para disseminação de informações de interesse, com dinamismo e interatividade.

Diante da facilidade de criação da página e do caráter institucional da comunicação, a opção pela Fan Page foi rapidamente aprovada e posta em prática pelo sindicato, recebendo adesões instantâneas dos empresários e funcionários das indústrias representadas.


Como fazer acontecer

Comunicar-se bem é uma questão-chave para o sucesso na aproximação e no relacionamento com as indústrias. Nesse sentido, a constante atualização de conteúdos é essencial. Outro cuidado a ser adotado no uso de redes sociais é a preocupação com a linguagem e o teor das comunicações realizadas. A exposição de imagens e comentários feitos por pessoas inscritas na página devem obedecer a critérios como: discrição, senso crítico e respeito à privacidade alheia.

Um dos resultados observados pelo Sindicer Oeste/PR com a atualização da Fan Page foi o aumento do número de visitas à página, que variava de 100 a 150 acessos mensais e passou para de 600 a 700 acessos.

Os investimentos realizados resumem-se ao tempo despendido pela executiva da entidade com a criação e a alimentação da página.


Principais resultados

A criação da Fan Page e sua constante atualização possibilita que os ceramistas acompanhem de perto as principais realizações do Sindicer Oeste/PR. A adoção desse novo canal de relacionamento trouxe economia para o sindicato: as contas de telefone tiveram redução de 30%. Ao mesmo tempo, a participação registrada em eventos e ações promovidas pelo sindicato tiveram alta significativa.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixa
Investimento: baixo
Retorno institucional: médio
Contribuição para a competitividade: baixa


Resultado

Com o objetivo de aprimorar a comunicação com as indústrias de sua base, o Sindicer Oeste/PR criou uma Fan Page no Facebook. Trata-se de uma página institucional em que são lançadas informações sobre o dia a dia do sindicato, como campanhas, palestras, reuniões e treinamentos.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP.

Sindicato da Indústria Cerâmica do Oeste do Paraná (Sindicer Oeste/PR)/PR: sindicer@sindiceroestepr.com.br

FIEP: ger.sindicatos@fiepr.org.br