Boa Prática

10/11/2015

Início > ESTRATÉGIA DE RELACIONAMENTO COM OS ASSOCIADOS

ESTRATÉGIA DE RELACIONAMENTO COM OS ASSOCIADOS

Sindicato: Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo (Sinmaqsinos/RS)

Presidente do sindicato: Heitor Schreiber

Mandato: 1/2016 a 1/2018

Federação: FIERGS

Início de execução da prática: 7/2007
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Na aproximação com as empresas associadas que integram sua base territorial, o SinmaqSinos/RS tem adotado as visitas in loco para estreitar o relacionamento. Periodicamente, uma funcionária da entidade se desloca até as empresas e, além de apresentar as ações promovidas pelo sindicato, apura demandas e opiniões dos associados sobre temas de interesse.

Outra iniciativa que tem gerado boa repercussão é a realização de reuniões e palestras no formato de almoços informais. A estratégia tem proporcionado o aumento do quórum nas reuniões e uma maior participação nas demais atividades desenvolvidas pelo SinmaqSinos/RS.


Como surgiu a ideia

A base territorial do SinmaqSinos/RS se estende a dez municípios. Se, ao mesmo tempo, tamanha abrangência territorial é sinônimo de força, é também de desafio, pois o deslocamento dos associados de alguns municípios até o sindicato é dificultado pela distância. Para aproximar a entidade de seu público, em 2007 o sindicato instituiu as visitas às empresas.

A realização dos almoços informais, por sua vez, foi proposta pelo Grupo de RH do SinmaqSinos/RS, também em 2007, em virtude da dificuldade de os associados se ausentarem de suas empresas para participar de reuniões e eventos promovidos pela entidade.


Como fazer acontecer

A área de relacionamento do SinmaqSinos/RS é composta por três funcionários que promovem ações de aproximação com os associados.

Nas visitas realizadas às empresas da base territorial, o sindicato aplica um instrumento de pesquisa para identificação de pautas de interesse e sugestões de melhoria quanto a sua atuação. Além disso, essas visitas também possibilitam a atualização das informações cadastrais das empresas representadas.

Os almoços informais acontecem, em geral, com regularidade quinzenal e neles são pautados temas habituais que seriam tratados nas reuniões formais do sindicato. Entre 15 e 20 empresários costumam comparecer aos encontros.

Outra atividade de aproximação com os associados é realização de contatos telefônicos regulares. Nesses oportunidades, o sindicato reitera as ações em desenvolvimento e divulga eventos planejados, além de registrar possíveis demandas para posterior implantação. O caráter informal e atencioso dos contatos acaba por fortalecer os elos do SinmaqSinos/RS com as indústrias associadas.


Principais resultados

Nos últimos cinco anos, o quadro social do SinmaqSinos/RS cresceu mais de 25%. Na visão do sindicato, a participação dos associados nas ações promovidas pela entidade é o ponto que melhor expressa seu fortalecimento.

Outra evidência da assertividade da comunicação é a multiplicação dos casos de sucesso compartilhados nas reuniões feitas pelo Grupo de RH. Se no início o ambiente das reuniões era de desconfiança, hoje é de cooperação e estímulo à competitividade.

Uma nova geração de empresários tem se associado ao SinmaqSinos/RS, o que assegura a formação de lideranças sindicais e um futuro promissor para o sindicato e para as empresas que dele participam.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixa
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

Uma nova geração de empresários tem se associado ao SinmaqSinos/RS, o que assegura a formação de lideranças sindicais e um futuro promissor para o sindicato e para as empresas que dele participam.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIERGS.

Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo (Sinmaqsinos/RS)/RS: sinmaqsinos@sinmaqsinos.com.br

FIERGS: sindical@fiergs.org.br