Boa Prática

10/11/2015

Início > PRÊMIO EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Sindicato: Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Farmacêuticos em São Paulo (Sindusfarma/SP)

Presidente do sindicato: Cleiton de Castro Marques

Mandato: 2/2016 a 2/2018

Federação: FIESP

Início de execução da prática: 6/2008
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Prêmio Excelência em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho é uma iniciativa do Sindusfarma/SP que tem por objetivo reconhecer empresas que comprovam adotar boas práticas de gestão voltadas à prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

A avaliação das práticas inscritas é feita por meio de visitas in loco, análises documentais e observação de evidências que credenciem as indústrias à premiação. Promovido anualmente desde 2008, o Prêmio proporciona, entre outros benefícios, o estímulo à cultura de atuação proativa na prevenção de riscos ocupacionais, acidentes de trabalho e na preservação da saúde do trabalhador.


Como surgiu a ideia

Com o intuito de estimular a criação de uma cultura de acidente zero nas indústrias associadas, o Sindusfarma/SP instituiu, em 2008, o Prêmio Excelência em Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho.

No primeiro ano da premiação, o Sindusfarma/SP formou um comitê interno para elaborar o regulamento e o checklist de avaliação dos procedimentos de saúde ocupacional e segurança adotados pelas empresas associadas inscritas. Com base no regulamento, as empresas inscritas preenchiam o checklist e enviavam evidências documentais ao Sindusfarma/SP. Os documentos eram então analisados e o resultado divulgado aos inscritos.

Com o amadurecimento da premiação, foram instituídas as visitas às indústrias. Nessas visitas, além de averiguar a realização da boa prática inscrita, o sindicato orienta a empresa acerca da importância de promover melhorias contínuas nos processos e procedimentos relacionados a saúde e segurança no trabalho.


Como fazer acontecer

O Sindusfarma/SP conta com uma consultoria especializada em Saúde e Segurança do Trabalho para realização das visitas às empresas. As indústrias são avaliadas conforme critérios definidos no regulamento do Prêmio, tais como:planejamento, competência em treinamento, legislação, avaliação de risco, segurança operacional, e medição e desempenho. Após consolidação das informações pelos avaliadores, os inscritos recebem relatório com indicações de aspectos com potencial de melhoria.

As indústrias com melhor desempenho são premiadas, por porte, nas categorias: Operacional e Industrial; Administrativo; Comercial e Força de Vendas; e Projeto de Saúde e Segurança no Trabalho.

Os custos anuais com o Prêmio chegam a R$ 120 mil, decorrentes da realização das visitas in loco, que ocorrem, inclusive, em empresas associadas ao Sindusfarma/SP nos estados do Paraná e Rio de Janeiro.


Principais resultados

O Prêmio Excelência em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho tem se consolidado como importante ação do Sindusfarma/SP no incentivo ao desenvolvimento técnico e operacional das empresas. Trata-se também de um instrumento para estimular a cultura de prevenção de riscos ocupacionais e de acidentes de trabalho nas indústrias participantes.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Promovido anualmente desde 2008, o Prêmio proporciona, entre outros benefícios, o estímulo à cultura de atuação proativa na prevenção de riscos ocupacionais, acidentes de trabalho e na preservação da saúde do trabalhador.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESP.

Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Farmacêuticos em São Paulo (Sindusfarma/SP)/SP: sindusfarma@sindusfarma.org.br

FIESP: centraldeservicos@fiesp.com.br