Boa Prática

10/11/2015

Início > PRÊMIO SINDUSCON DE JORNALISMO

PRÊMIO SINDUSCON DE JORNALISMO

Sindicato: Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE)

Presidente do sindicato: Gustavo Cocentino de Miranda

Mandato: 1/2015 a 12/2017

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 10/2012

Raio-X da prática

O Prêmio Sinduscon de Jornalismo teve sua primeira edição em 1997 e, desde então, é realizado anualmente, contando com a participação de 30 a 50 inscritos. São agraciadas as categorias: jornalismo impresso, fotojornalismo, telejornalismo, jornalismo online e jornalismo independente.

Desde sua criação, o prêmio tem sido indutor de importantes discussões sobre temas que impactam a construção civil. Entre outras pautas de interesse, são abordadas questões ambientais e trabalhistas, tendências do mercado imobiliário, mudanças no perfil dos recursos humanos no setor e tecnologia e inovação.


Como surgiu a ideia

A imagem do setor da construção civil esteve, até meados dos anos 90, associada a acidentes de trabalho fatais, bem como ao desperdício de materiais e à baixa produtividade. A diretoria do Sinduscon/PE criou o Prêmio com o propósito de estimular que um novo olhar fosse dirigido a esse segmento econômico pelos agentes de mídia e sociedade.

Como a maior parte das matérias jornalísticas apresentavam enfoque eminentemente negativo sobre o setor, era necessário, com isenção e imparcialidade, ampliar os horizontes de abordagem e trazer à tona a realidade da indústria da construção civil.


Como fazer acontecer

Os profissionais se inscrevem voluntariamente para participação no Prêmio. Seus trabalhos são avaliados por representantes do Sinduscon/PE, do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco e por convidados.

Os vencedores de cada categoria recebem premiação em dinheiro no valor de R$ 3 mil O melhor trabalho entre todas as categoriais participantes é também reconhecido com o prêmio de R$ 4 mil, além de uma viagem com direito a acompanhante para destino nacional.

Embora considerado um projeto muito bem-sucedido pelo Sinduscon/PE, a adesão dos jornalistas cresceu gradativamente até que iniciativa ganhasse projeção e reconhecimento.


Principais resultados

Após 18 edições da premiação, a cadeia produtiva da construção civil e o Sinduscon/PE alcançaram um novo patamar de visibilidade institucional e de relacionamento com órgãos de comunicação pernambucanos. Os mais de 500 trabalhos jornalísticos inscritos contribuíram para reverter a imagem negativa que se tinha do setor.

Sinônimo de êxito, o modelo de premiação adotado pelo Sinduscon/PE tem sido replicado em outros estados e por instituições como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi) e Sinduscon/BA.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

Após 18 edições da premiação, a cadeia produtiva da construção civil e o Sinduscon/PE alcançaram um novo patamar de visibilidade institucional e de relacionamento com órgãos de comunicação pernambucanos. Os mais de 500 trabalhos jornalísticos inscritos contribuíram para reverter a imagem negativa que se tinha do setor.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE)/PE: sindusconpe@sindusconpe.com.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br