Boa Prática

10/11/2015

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PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Sindicato: Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Sindigraf/RS)

Presidente do sindicato: Ângelo Garbarsk

Mandato: 7/2013 a 6/2016

Federação: FIERGS

Início de execução da prática: 9/2009

Raio-X da prática

Há sete anos consecutivos, o Sindigraf/RS realiza pesquisa com as mais de 1.450 empresas que integram sua base de representação.

Os questionários são enviados por e-mail e as respostas consolidadas apontam o grau de satisfação dos associados em relação às ações promovidas pelo Sindigraf/RS, demandas por produtos e serviços, bem como pautas e reivindicações setoriais.

Os resultados norteiam a melhoria da gestão e do portfólio de serviços do sindicato, servindo também como parâmetro para a proposição do orçamento do ano subsequente ao da aplicação da pesquisa.


Como surgiu a ideia

A proposta de criação de instrumentos de pesquisa às empresas teve origem na necessidade de aferir se, de fato, as soluções oferecidas pelo Sindigraf/RS correspondiam as reais demandas das indústrias representadas.

A partir de então, foi composto questionário com perguntas objetivas sobre as áreas de atuação do Sindigraf/RS, os principais anseios setoriais e de demandas por serviços e ações de interesse do setor.


Como fazer acontecer

Os questionários são desenvolvidos por equipe interna do Sindigraf/RS e disparados e processados por uma ferramenta de e-mail marketing. Os custos se limitam, quase que exclusivamente, ao pagamento da mensalidade do software, em torno de R$ 50,00 mensais, quando da utilização do serviço.

O percentual de respostas é de 12%, considerado satisfatório para produzir confiabilidade estatística ao processo de pesquisa.

Com a aplicação sistemática da pesquisa, o número de respondentes cresce a cada ano e produz maior sensibilidade acerca das questões e temas de maior interesse das indústrias representadas pelo Sindigraf/RS.


Principais resultados

Um dos impactos gerados pelo processo de pesquisa refere-se à assertividade da comunicação com associados e não associados e à possibilidade de orientar a composição de portfólio centrado nas reais demandas do setor.

Institucionalmente, o Sindigraf/RS se fortalece por oferecer maior transparência a seu processo decisório e por gerar, mesmo para as empresas não associadas, a capacidade de influenciar a definição de prioridades orçamentárias da entidade que as representa.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

Um dos impactos gerados pelo processo de pesquisa refere-se à assertividade da comunicação com associados e não associados e à possibilidade de orientar a composição de portfólio centrado nas reais demandas setoriais.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIERGS.

Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Sindigraf/RS)/RS: sindical@fiergs.org.br

FIERGS: sindical@fiergs.org.br