Boa Prática

10/11/2015

Início > CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO FLORESTAL

CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO FLORESTAL

Sindicato: Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno/MT)

Presidente do sindicato: Roberto Rios Lima

Mandato: 11/2014 a 10/2017

Federação: FIEMT

Início de execução da prática: 3/2012

Raio-X da prática

O Concurso de Redação e Desenho Florestal se integra às ações de educação ambiental e patrimonial desenvolvidas pelo Simno/MT em parceria com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e o Serviço Social da Indústria (SESI/MT).

A 1º edição do concurso, promovida em 2012, teve como tema “A importância da madeira e do setor florestal em nossa comunidade” e foi realizada nos municípios de Juína e Colniza. A 2ª edição abordou o tema “A importância da manutenção da floresta em pé por meio do manejo florestal” e aconteceu, no ano de 2014, nos municípios de Brasnorte, Cotriguaçú e Juruena.


Como surgiu a ideia

A imagem do setor madeireiro está intrinsecamente associada à degradação da Floresta Amazônica, especialmente em municípios fronteiriços ao mais expressivo bioma do planeta. Convencer a comunidade, agentes públicos e sociedade de que é possível estabelecer uma equação equilibrada na exploração desse importante recurso natural é um desafio de proporções gigantescas, mesmo para indústrias que atuam dentro da legalidade e se valem, em seus processos produtivos, de técnicas de manejo sustentável da floresta.

Com esse espírito transformador, a diretoria do Simno/MT, o Cipem e o SESI/MT, propuseram a
realização do Concurso de Redação e Desenho Florestal.


Como fazer acontecer

O projeto teve como públicos-alvo crianças e adolescentes, e foi centrado na importância do plano de manejo sustentável como mecanismo de preservação da natureza. A visão do Simno/MT é de que, se essa atitude for incorporada aos processos produtivos das indústrias de movelaria e exploração madeireira, a perpetuação da floresta está assegurada.

A cada edição do concurso, são premiados escolas, professores e alunos, do 1º ao 3º lugares, em três categorias:
Ensino Fundamental I (1ª, 2ª e 3ª Fases do 2º Ciclo) – concurso de desenho;
Ensino Fundamental II (1ª, 2ª e 3ª Fases do 3º Ciclo) – concurso de redação;
Ensino Médio (Regular e EJA) – concurso de redação.

A avaliação e pré-seleção dos trabalhos inscritos é feita em parceria com a Faculdade Vale do Jurena. Os dez melhores colocados, em cada categoria, são submetidos à comissão formada por representantes do Cipem e do SESI/MT, que têm a prerrogativa de escolha dos vencedores.

Entre premiações, pagamento de palestrantes e divulgação do concurso, o desembolso financeiro do Simno/MT é da ordem de R$ 12 mil a cada edição do projeto.


Principais resultados

Nos cinco municípios de atuação do Simno/MT envolvidos no concurso, a melhoria na percepção da comunidade em relação ao manejo sustentável da floresta já pode ser notada. A adesão ao concurso foi superior a 1.300 alunos, que, em um só tempo, aprendem e ajudam a difundir os métodos de exploração madeireira adotados pelas indústrias associadas.

Embora os dados sejam extraoficiais, nota-se uma mudança positiva na forma de manejo dos recursos naturais na Região Noroeste do estado do Mato Grosso e maior orgulho de pertencimento à cadeia produtiva da madeira e móveis por parte de empresários, trabalhadores e comunidades locais.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: baixa


Resultado

O projeto teve como públicos-alvo crianças e adolescentes, e foi centrado na importância do plano de manejo sustentável como mecanismo de preservação da natureza. A visão do Simno/MT é de que, se essa atitude for incorporada aos processos produtivos das indústrias de movelaria e exploração madeireira, a perpetuação da floresta está assegurada.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMT.

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno/MT)/MT: simno@brturbo.com.br

FIEMT: pda.ueda@fiemt.com.br