Boa Prática
Início > CAFÉ COM TI - RODADA DE NEGÓCIOS

CAFÉ COM TI - RODADA DE NEGÓCIOS

Sindicato: Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF)

Presidente do sindicato: Ricardo de Figueiredo Caldas

Mandato: 9/2015 a 9/2019

Federação: FIBRA

Início de execução da prática: 1/2014
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Café com TI reproduz o modelo tradicional de rodada de negócios em que empresas ofertantes e demandantes, a partir de um rápido contato comercial, apresentam seus portfolios e avaliam oportunidades de prestação de serviços e comercialização de produtos.

Promovidas por em parceria pelo Sinfor/DF e o SEBRAE, as edições do Café com TI são precedidas da identificação de empresas com perfil adequado ao interesse das indústrias associadas. Os encontros, em geral realizados em salas de hotéis de Brasília, oferecem café da manhã e contam com estrutura para as reuniões comerciais.


Como surgiu a ideia

A partir de pesquisa realizada pelo SEBRAE em janeiro de 2014 com as empresas associadas
ao Sinfor/DF, constatou-se que uma das iniciativas de maior impacto para o setor seria a promoção de ações de acesso a mercados.

Diante dessa constatação, surgiu a proposta de aproveitar a experiência do SEBRAE na realização de rodadas de negócios e replicá-la em encontros promovidos pelo Sinfor/DF. Durante o Café com TI, empresas ofertantes e demandantes interagem em sessões de 10 a 15 minutos que, embora rápidas, são muito promissoras.


Como fazer acontecer

Tendo-se como referência a relação e o perfil técnico das indústrias associadas ao Sinfor/DF, um consultor técnico do SEBRAE inicia a ação de prospecção de potenciais demandantes de soluções de TI em Brasília e cidades satélites do Distrito Federal.

Em geral, participam do Café com TI 20 indústrias ofertantes, que integram o quadro social do Sinfor/DF, e 20 empresas demandantes de soluções de TI. Frequentemente indústrias não associadas ao sindicato são convidadas a participar dos encontros, na condição de ofertantes de soluções de TI. Para o Sinfor/DF essa é também uma forma de motivá-las a se integrar ao quadro social da entidade.

Além de consultores do SEBRAE, três colaboradores do Sinfor/DF são treinados para atendimento às empresas. Ao longo ano, são promovidos entre cinco e oito edições do Café com TI.


Principais resultados

Como ações de acesso a mercados costumam gerar retorno para qualquer tipo de empresa, a avaliação das indústrias associadas ao Sinfor/DF é muito positiva.

Esse resultado se reflete no aumento do grau de satisfação das indústrias com a atuação do Sinfor/DF e, por consequência, na fidelização de associados e na redução da inadimplência. O nível de inadimplência quanto à mensalidade sindical, por exemplo, caiu 15% desde a criação do Café com TI.

A ação contribui também para conferir maior visibilidade ao Sinfor/DF e ao próprio setor de tecnologia da informação no Distrito Federal, pois muitos dos demandantes de soluções tecnológicas – entre os quais empresas de construção civil, gráficas, confecções e órgãos de governo – não conheciam as opções desse mercado na região.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Como ações de acesso a mercados costumam gerar retorno para qualquer tipo de empresa, a avaliação das indústrias associadas ao Sinfor/DF é muito positiva. Esse resultado se reflete no aumento do grau de satisfação das indústrias com a atuação do Sinfor/DF e, por consequência, na fidelização de associados e na redução da inadimplência. O nível de inadimplência quanto à mensalidade sindical caiu 15% desde a criação do Café com TI.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIBRA.

Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF)/DF: sinfor@sinfor.org.br

FIBRA: assessoriasindical@sistemafibra.org.br