Boa Prática

10/11/2015

Início > ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM A BASE

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM A BASE

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran/BA)

Presidente do sindicato: Marcos Regis

Mandato: 12/2014 a 12/2017

Federação: FIEB

Início de execução da prática: 3/2012

Raio-X da prática

O Estado da Bahia é o quinto maior em extensão territorial no país; possui 417 municípios, muitos deles com expressivos centros comerciais e de consumo. Com o propósito de promover a interiorização do Simagran/BA e maior aproximação com os associados – estratégia também adotada pela FIEB foi remodelada a identidade visual do sindicato e implantadas reuniões itinerantes, que viriam a inaugurar uma nova forma de relacionamento da entidade com a clientela do sindicato.

De modo a complementar o esforço do Simagran/BA de aproximação como os associados, foram constituídos os núcleos SIM Regional, em municípios estratégicos do Estado como Teixeira de Freitas e Feira de Santana.


Como surgiu a ideia

Institucionalmente, a atuação do Simagran/BA era pouco percebida pelas empresas representadas. Da identidade visual do sindicato, ao portfolio de serviços e ações realizadas quase nenhuma repercussão era gerada, o que trazia reflexos negativos sobre o número de empresas associadas, arrecadação e credibilidade da instituição perante organismos de apoio e sociedade.

Dessa constatação, veio a necessidade de investir na reconstrução da imagem do sindicato e do real teor da importância de sua atuação pelo fortalecimento setorial.


Como fazer acontecer

O início da transformação do Simagran/BA se deu por intermédio da contratação de gerente executivo, que logo recebeu a incumbência de dinamizar a comunicação e estreitar o relacionamento com indústrias associadas e representadas.

A primeira ação a ganhar forma foi a recomposição da identidade visual do sindicato, com a criação de nova logomarca com ênfase na sigla SIM, de mais fácil pronúncia e assimilação.

A mesma estratégia viria a ser reproduzida na criação dos núcleos SIM Regional, tanto acerca da sonoridade da sigla criada quanto em relação à proximidade que se queria estabelecer com as empresas representadas.

As reuniões itinerantes surgiram como elemento adicional de aproximação com os associados. O executivo do Simagran/BA realiza visita às empresas da região de interesse para convite e sensibilização sobre a importância de comparecimento à reunião. Em geral, os encontros são realizados de maneira informal, em um restaurante da cidade onde é ofertado pelo sindicato jantar aos participantes.

No desenrolar da reunião, os diretores do sindicato expõem benefícios e atrativos para filiação à entidade e é escolhido um interlocutor das empresas da região para atuação no Núcleo SIM Regional.


Principais resultados

O processo de interiorização por meio de reuniões itinerantes, o trabalho de revitalização da sua marca e a criação dos núcleos SIM Regional contribuíram para que o Simagran/BA passasse a ser conhecido e reconhecido pelos empresários do setor. Os resultados dessa estratégia podem ser traduzidos em números: em apenas três anos o quadro social do sindicato saltou de 23 para 125 associados.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

O processo de interiorização por meio de reuniões itinerantes, o trabalho de revitalização da sua marca e a criação dos núcleos SIM Regional contribuíram para que o Simagran/BA passasse a ser conhecido e reconhecido pelos empresários do setor. Os resultados dessa estratégia podem ser traduzidos em números: em apenas três anos o quadro social do sindicato saltou de 23 para 125 associados.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEB.

Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran/BA)/BA: simagranba@fieb.org.br

FIEB: grs@fieb.org.br