Boa Prática

10/11/2015

Início > CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Sindicato: Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE)

Presidente do sindicato: Gustavo Cocentino de Miranda

Mandato: 1/2015 a 12/2017

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 6/1997

Raio-X da prática

Há mais de 15 anos, o Sinduscon/PE promove Campanha de Prevenção de Acidentes realizada por equipe permanente de 15 estagiários de engenharia e técnicos de segurança do trabalho, sob a coordenação de consultoria especializada.

As atividades são desenvolvidas nos canteiros de obras e respaldadas por relatórios técnicos, sugestões de melhoria e ações de sensibilização para um comportamento proativo na prevenção de acidentes. Em 2014, 101 empresas foram beneficiadas e as práticas adotadas pelas indústrias associadas têm sido replicadas nas empresas terceirizadas.


Como surgiu a ideia

A Campanha teve início no ano de 1997 com o mapeamento de informações e estatísticas acerca das causas recorrentes de acidentes de trabalho na construção civil. À ocasião, o setor carregava o estigma de atividade econômica com maior índice de acidentes fatais no país.

Levantamento feito em parceria com o SESI/PE, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e a Superintendência Regional do Trabalho, revelaria que a construção civil ocupava, de fato, o terceiro lugar no ranking de acidentes nos setores industriais no Brasil. Ainda assim, a diretoria do Sinduscon/PE se mobilizou para reverter o quadro, minimizando os prejuízos sociais e econômicos advindos dos acidentes no setor.


Como fazer acontecer

A realização da Campanha exige ação coordenada entre as empresas participantes, a equipe de estagiários e os operários nas obras. Para tanto, o Sinduscon/PE lidera todo o processo de planejamento, execução e monitoramento das ações. Os custos associados à Campanha chegam a R$ 32 mil mensais, impactando o fluxo de caixa da entidade, porém os resultados observados compensam o investimento.

De forma complementar às ações de campo, são realizadas palestras educativas em temas como segurança do trabalho e saúde ocupacional, entre outros conteúdos de interesse das indústrias associadas. A linguagem e abordagem utilizadas nas capacitações são adequadas a cada público-alvo, visando aumentar a eficácia do programa.


Principais resultados

A Campanha de Prevenção de Acidentes do Sinduscon/PE produz forte repercussão institucional para entidade com expressivo acréscimo de valor à competitividade empresarial e reconhecimento pela sociedade e por parceiros estratégicos.

A experiência tem sido adotada pelo SEBRAE como referência no país. Teve repercussão na comunidade acadêmica mundial ao ser apresentada, à convite da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no XXVIII International Symposium of the ISSA Construction Section on Occupational Safety and Health in the Construction Industry, realizado em Salvador, no ano de 2006.

Com a consolidação da campanha, as ações têm se estendido ao Interior do Estado e à Região Metropolitana de Pernambuco.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Os impactos gerados pela prevenção de acidentes no trabalho transcendem a dimensão dos benefícios institucionais e econômicos produzidos para o setor da construção civil, pelo aspecto intangível da valorização da vida e respeito à dignidade humana.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE)/PE: sindusconpe@sindusconpe.com.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br