Boa Prática
Início > REUNIÕES ITINERANTES NAS SEDES DE INDÚSTRIAS ASSOCIADOS

REUNIÕES ITINERANTES NAS SEDES DE INDÚSTRIAS ASSOCIADOS

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa/MA)

Presidente do sindicato: Antônio Rosa Cruz Pereira

Mandato: 8/2015 a 8/2019

Federação: FIEMA

Início de execução da prática: 5/2014

Raio-X da prática

Ao promover encontros itinerantes nas instalações das indústrias associadas, o Sindirepa/MA conseguiu mais do que dobrar o número de empresários participantes, passando de 20 para 45, em média.
A preocupação dos empresários anfitriões em bem receber os visitantes é uma das justificativas para o êxito da inciativa. Acolhidos nas empresas de pressupostos concorrentes, rapidamente o clima de desconfiança se desfaz. Vem à tona uma rica troca de experiências, que reforça os laços entre associados, demonstra a força do associativismo e abre espaço para a ação coletiva em benefício do setor.


Como surgiu a ideia

A proposta de realização de reuniões itinerantes nasceu da inquietação quanto ao número pouco expressivo de associados e à dificuldade de mobilização das indústrias para participar das ações promovidas pelo Sindirepa/MA. Durante uma reunião plenária do sindicato, a proposta de realização de encontros nas sedes indústrias associados foi apresentada e cada um dos participantes se comprometeu a levar consigo outros empresários do setor.
A ideia rapidamente ganhou forma e as reuniões passaram a acontecer com casa cheia. Para manter o caráter técnico das reuniões, a programação obedece aos mesmos rigores de uma reunião plenária.


Como fazer acontecer

Um dos fatores de sucesso das reuniões itinerantes é o compromisso de que cada empresário associado convide outros a participar. Com isso, o quórum nos encontros se multiplica e novas indústrias passam a conhecer e a participar das ações do Sindirepa/MA.
Nas reuniões plenárias, que ocorrem mensalmente na FIEMA, são definidas as data e as pautas das reuniões itinerantes. A organização do ambiente fica por conta do empresário anfitrião, incluindo a oferta de coffee break aos convidados.
As reuniões itinerantes são promovidas mensalmente das 19h às 21h e precedidas por uma visita às instalações da empresa que acolhe os associados.


Principais resultados

As reuniões itinerantes produziram um aumento expressivo do quadro social do Sindirepa/MA, que passou de 28 indústrias associadas, em meados de maio de 2014, para os atuais 89, após pouco mais de um ano de implantação da prática.
A iniciativa não só gerou maior contato do Sindirepa/MA com as indústrias representadas, como também criou oportunidades para a troca de experiências entre os empresários do setor. A melhoria na qualidade das reuniões também é percebida pelo sindicato, que passou a ter uma fonte consistente para identificação de assuntos de interesse do setor e definição de estratégias de atuação.
A disputa entre as indústrias associadas para sediar as reuniões itinerantes comprova o sucesso da iniciativa. Atualmente, o agendamento das reuniões itinerantes é realizado com pelo menos dois meses de antecedência.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

As reuniões itinerantes produziram um aumento expressivo do quadro social do Sindirepa/MA, que passou de 28 indústrias associadas, em meados de maio de 2014, para os atuais 89, após pouco mais de um ano de implantação da prática.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMA.

Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa/MA)/MA: contato@sindirepama.com.br

FIEMA: presidencia@fiema.org.br