Boa Prática
Início > PESQUISAS E INDICADORES SETORIAIS

PESQUISAS E INDICADORES SETORIAIS

Sindicato: Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon/PR)

Presidente do sindicato: José Eugênio Souza Gizzi

Mandato: 11/2014 a 11/2016

Federação: FIEP

Início de execução da prática: 2/2013

Raio-X da prática

Informação qualificada representa um dos insumos mais relevantes para o processo decisório de organizações e empresas. Partindo dessa premissa, o Sinduscon/PR realiza pesquisas e disponibiliza às indústrias associadas uma série de indicadores que monitoram, entre outros fatores, alvarás licenciados e construídos, lançamentos de imóveis, velocidade de vendas e preços de serviços.
Por meio de assessoria econômica interna, o sindicato também elabora e publica, trimestralmente, o Caderno Conjuntural, que retrata informações relativas ao PIB setorial, Custo Unitário Básico (CUB), volume de financiamentos e tendências do mercado imobiliário no país.


Como surgiu a ideia

O dinamismo do setor da construção civil exige que as indústrias se mantenham vigilantes a uma série de indicadores econômicos e informações, que são definidores da estratégia a ser adotada pelas empresas no mercado.
Ao elaborar o planejamento estratégico, a diretoria do Sinduscon/PR identificou a necessidade de ampliar o seu portfólio de serviços, de modo a oferecer às indústrias associadas mais informações úteis para a tomada de decisão. Como ponto de partida para esse movimento, o sindicato realizou uma consulta para levantar as necessidades da base.


Como fazer acontecer

Como o Sinduscon/PR já contava com equipe técnica para prestar assessoria econômica às indústrias, não houve necessidade de contratação de recursos humanos adicionais para desenvolver os mais de 20 tipos de indicadores hoje disponibilizados.
Parte dos indicadores é apurada por meio de pesquisas secundárias a informações de domínio público como, por exemplo, índices econômicos como INCC, INPC e IGPM.
A pesquisa de lançamentos é feita por empresa terceirizada e registra informações sobre a metragem dos imóveis, número de pavimentos, região e tipologia (residencial ou comercial) dos imóveis. Igual tratamento é conferido à pesquisa de alvarás, cujo foco é a identificação do número de licenças concedidas para novas construções e de obras concluídas.
Uma ação inovadora, promovida pelo Sinduscon/PR, é a pesquisa relativa a preços de serviços empreitados, que compreende mais de 60 itens de consulta, como alvenaria, pintura, reboco e colocação de cerâmica.
O investimento do Sinduscon/PR com a realização de pesquisas sobre o mercado imobiliário é da ordem de R$ 4,3 mil por mês.


Principais resultados

A divulgação de informações e tendências sobre o setor da construção civil no estado do Paraná reafirma o papel estratégico do Sinduscon/PR no apoio à competitividade empresarial. Com acesso aos indicadores divulgados pelo sindicato, as indústrias têm melhores condições de decidir sobre investimentos e de adequar sua gestão ao cenário do setor.
Em termos institucionais, o trabalho desenvolvido assegura ao Sinduscon/PR o papel de fonte crível junto à mídia o que, consequentemente, amplia sua visibilidade perante as indústrias, o governo e a sociedade. Há reflexos positivos também sobre a atração e manutenção de associados, uma vez que hoje o Sinduscon/PR já reúne mais de 1.000 indústrias em seu quadro social.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Em termos institucionais, o trabalho desenvolvido assegura ao Sinduscon/PR o papel de fonte crível junto à mídia o que, consequentemente, amplia sua visibilidade perante as indústrias, o governo e a sociedade. Há reflexos positivos também sobre a atração e manutenção de associados, uma vez que hoje o Sinduscon/PR já reúne mais de 1.000 indústrias em seu quadro social.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP.

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon/PR)/PR: sinduscon@sinduscon-pr.com.br

FIEP: ger.sindicatos@fiepr.org.br