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BANCO DE DADOS SEGMENTADO

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas/MG)

Presidente do sindicato: Mário Morais Marques

Mandato: 8/2013 a 7/2016

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 8/2013
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

A criação de um banco de dados segmentado possibilitou ao Sindbebidas/MG estreitar o seu relacionamento com as indústrias representadas, parceiros e imprensa.

As indústrias representadas foram segmentadas de acordo a categoria (indústria ou não indústria), a atividade econômica preponderante (cerveja, cachaça, refrigerante, água mineral, sucos e energéticos) e o perfil de competências (diretoria, recursos humanos, especialistas em tributação, especialistas em meio ambiente, contadores, consultores, parceiros e veículos de comunicação).


Como surgiu a ideia

Como o Sindbebidas/MG tem abrangência estadual, foi constatada a necessidade de implantar uma rotina de comunicação que o aproximasse das indústrias representadas e de outros públicos relevantes para o setor.

A criação do Mapa de Comunicação foi o marco para a nova estratégia de relacionamento do Sindbebidas/MG.


Como fazer acontecer

Para criar o Banco de Dados Segmentado, o Sindbebidas/MG utilizou como ferramenta o Outlook Express – gerenciador de e-mails da Microsoft –, que possibilitou organizar os endereços dos públicos de interesse. Para tanto, atuou em três frentes:
i) Desenho do Mapa de Comunicação: envolveu a segmentação das indústrias representadas por categoria, por atividade econômica preponderante e por perfil de competências.
ii) Pesquisa para identificação das áreas de interesse de cada categoria, atividade econômica e perfil.
iii) Mapeamento de fontes confiáveis de informação (CNI, FIEMG, SEBRAE, governos federal e estadual, veículos de comunicação).
A criação do Banco de Dados foi conduzida por recursos humanos que já integravam a estrutura do Sindbebidas/MG e utilizou ferramenta disponível no pacote Office, não exigindo, portanto, investimento financeiro.


Principais resultados

O resultado direto da implantação do Banco de Dados Segmentado foi o aumento da base de associados e sua fidelização. O quadro social teve expansão de 70% e a inadimplência da contribuição associativa foi praticamente reduzida a zero.
O envio de informações selecionadas com agilidade para o público certo proporcionou o aumento da credibilidade do Sindbebidas/MG junto às indústrias representadas. Ademais, essas indústrias passaram a ter melhor domínio sobre temas que impactam o setor, melhorando suas práticas de gestão e o seu relacionamento com órgãos fiscalizadores.
Na percepção do Sindbebidas/MG, a aproximação também com os contadores das indústrias contribuiu para o aumento na arrecadação da contribuição sindical patronal. Ao conhecer melhor a atuação do sindicato, os contadores passaram a respaldar o recolhimento da contribuição por parte de seus clientes.
O envio de informações para veículos de comunicação também ampliou a visibilidade institucional do sindicato, sem a necessidade de contratação de assessoria de imprensa.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

O resultado direto da implantação do Banco de Dados Segmentado foi o aumento da base de associados e sua fidelização. O quadro social teve expansão de 70% a partir da introdução da ferramenta de comunicação e o Sindbebidas conta atualmente com 141 indústrias associadas.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas/MG)/MG: sindbebidas@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br