Boa Prática
Início > IMPLANTAÇÃO DE DEPARTAMENTO COMERCIAL

IMPLANTAÇÃO DE DEPARTAMENTO COMERCIAL

Sindicato: Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov/PR)

Presidente do sindicato: Mauro Pereira Schuartsburd

Mandato: 11/2014 a 11/2017

Federação: FIEP

Início de execução da prática: 12/2010
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

No fim de 2010, o Simov/PR implementou ações de readequação de sua estrutura organizacional que viriam a ser o alicerce para o crescimento da entidade. Na ocasião foi instituído Departamento Comercial, que multiplicou o número de serviços ofertados pelo sindicato e aprimorou seu relacionamento com as indústrias associadas e representadas.
Ao longo dos últimos quatro anos, o sindicato expandiu sua equipe técnica de três para sete funcionários e, além da sede em Curitiba, conta hoje com uma unidade de atendimento no município de Pato Branco.


Como surgiu a ideia

A necessidade de implantação de uma área comercial já havia sido pleiteada pela equipe de colaboradores do Simov/PR, que percebia a oportunidade de intensificar a atuação da entidade junto a seus públicos de interesse. As ações de aproximação com as indústrias representadas e de prospecção de associados eram tímidas e não geravam resultados efetivos.
Considerando a argumentação da equipe técnica, a diretoria decidiu então remodelar a estrutura organizacional do Simov/PR, conferindo maior atenção à formação de parcerias para oferta de serviços e a ações ativas para conquistar novos associados.


Como fazer acontecer

Inicialmente, foi promovido o desmembramento da gerência executiva do sindicato em dois departamentos: o Administrativo Financeiro e o Comercial, para o qual foi selecionado um profissional. A partir de então, o processo de aproximação com os associados ganhou forma.
Intensivo trabalho de identificação de novos parceiros institucionais foi realizado e possibilitou a expansão do portfolio de serviços do Simov/PR. Foram instituídas assessoriais contábil, ambiental, jurídica, de recuperação de créditos e de comunicação e marketing. Serviços de acesso a financiamentos e seguros empresariais também passaram a ser oferecidos.
As ações de capacitação, por sua vez, foram expandidas por meio de alianças com instituições como FIEP, SENAI/PR, SESI/PR, IEL/PR e SEBRAE/PR, assim como de acordos firmados com universidades e centros tecnológicos.
Todo esse conjunto de ações representou uma guinada na forma de atuação do sindicato. Desde então, o Simov/PR mantém um ciclo virtuoso: por ter uma boa equipe, consegue melhorar a comunicação, o relacionamento e a oferta de serviços às indústrias; como consequência, arrecada mais e pode converter esses recursos em mais benefícios para a indústria moveleira do estado do Paraná.


Principais resultados

A reestruturação do Simov/PR e, especialmente, a criação do Departamento Comercial conferiram maior consistência à carteira de serviços e soluções institucionais oferecidas às indústrias do setor.
Entre 2011 e 2015, o Simov/PR migrou de 28 para 70 associados. O aumento na quantidade de indústrias envolvidas nas ações do sindicato e a melhoria da qualidade da participação são evidentes. Prova disso é que as indústrias associadas ao Simov/PR que participaram do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (Procompi) – parceria entre FIEP/PR, CNI e Sebrae/PR –, tornaram-se casos de sucesso com repercussão nacional.
Ademais, a arrecadação de receitas de caráter não compulsório também cresceu consideravelmente, contribuindo para a sustentação financeira do sindicato.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Todo esse conjunto de ações representou uma guinada na forma de atuação do sindicato. Desde então, o Simov/PR mantém um ciclo virtuoso: por ter uma boa equipe, consegue melhorar a comunicação, o relacionamento e a oferta de serviços às indústrias; como consequência, arrecada mais e pode converter esses recursos em mais benefícios para a indústria moveleira do estado do Paraná.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP.

Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov/PR)/PR: simov@simov.com.br

FIEP: ger.sindicatos@fiepr.org.br