Boa Prática
Início > SIMMMEB TRANSPARENTE

SIMMMEB TRANSPARENTE

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)

Presidente do sindicato: Hans H. Bethe

Mandato: 2/2014 a 2/2016

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 6/2013

Raio-X da prática

O Simmmeb/SC apresenta anualmente balanço financeiro e social de forma detalhada aos associados. Além do balanço detalhado do exercício anterior, os presentes recebem cópia resumida das contas de resultado, que exprimem a movimentação relativa às despesas e receitas no período.
Mais de 150 empresários e representantes de empresas participaram da reunião de prestação de contas de 2015. Na ocasião, o Simmmeb/SC elaborou e divulgou ainda seu relatório de atividades, com a descrição de todos os eventos e ações realizados ao longo de 2014. Dessa forma, o associado passa a ter clareza sobre como os recursos arrecadados pelo sindicato são revertidos em benefício do setor.


Como surgiu a ideia

Diante da necessidade de reiterar a força do associativismo e o compromisso de representação dos interesses setoriais, a diretoria do Simmmeb/SC encontrou na transparência da gestão uma forma de aproximar o sindicato das empresas associadas e da sociedade.
As práticas de gestão adotadas pelo Simmmeb/SC, como orçamento estratégico, controles financeiros e administrativos constituem referência para empresários de pequenas indústrias, que têm buscado suporte e apoio do sindicato na implantação desses controles em seus negócios.


Como fazer acontecer

O primeiro passo do Simmmeb/SC para conferir maior transparência à sua gestão foi a consolidação dos balanços e balancetes contábeis. Esses instrumentos permitiram demonstrar, de forma clara e detalhada, o conjunto de receitas e despesas do sindicato num determinado período.
Em seguida, a entidade começou a organizar eventos periódicos de apresentação das contas aos associados. Além disso, publicou as informações no seu site e também as disponibilizou em sua sede, permitindo que qualquer indústria do setor, mesmo as não associadas, pudesse acessá-las.
Outro aspecto relevante do processo Simmmeb Transparente é que, a partir da prestação de contas, as indústrias associadas discutem e definem, em conjunto com a diretoria do sindicato, as ações prioritárias a serem desenvolvidas no próximo exercício.


Principais resultados

O principal resultado colhido pelo Simmmeb/SC ao implantar esse modelo transparente de gestão foi o fortalecimento do vínculo de confiança com as indústrias associadas. Dele derivaram vários outros, como o impulso à cultura associativista na entidade, comprovado pelo fato de que, atualmente, mais da metade dos novos associados provêm da indicação de indústrias já associadas.
A postura adotada por seus dirigentes reitera que o sindicato representa um patrimônio coletivo e, que, portanto, deve ser gerido com zelo e transparência. Outra consequência dessa atitude foi a formação de alianças estratégicas com instituições públicas e privadas, que passaram a reconhecer o Simmmeb/SC como um parceiro confiável para proposição e execução de projetos voltados ao setor metalomecânico e de material elétrico. Por fim, a soma desses fatores resultou na construção de uma imagem positiva do Simmmeb/SC perante a sociedade.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixa
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: baixa


Resultado

O principal resultado colhido pelo Simmmeb/SC ao implantar esse modelo transparente de gestão foi o fortalecimento do vínculo de confiança com as indústrias associadas. Dele derivaram vários outros, como o impulso à cultura associativista na entidade, comprovado pelo fato de que, atualmente, mais da metade dos novos associados provêm da indicação de indústrias já associadas.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)/SC: simmmeb@simmmeb.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br