Boa Prática
Início > PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM INDÚSTRIAS REPRESENTADAS

PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM INDÚSTRIAS REPRESENTADAS

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)

Presidente do sindicato: Hans H. Bethe

Mandato: 2/2014 a 2/2016

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 3/2012

Raio-X da prática

Desde 2013, o Simmmeb/SC realiza pesquisa de satisfação com todas as indústrias representadas, a fim de conhecer sua opinião sobre os serviços oferecidos e as ações executadas pelo sindicato, bem como de identificar novas necessidades e demandas.
A pesquisa de satisfação é aplicada por meio da ferramenta Google Drive, que pode ser utilizada gratuitamente. Em 2014, 83% dos respondentes consideravam a atuação do sindicato ótima e 17%, boa.


Como surgiu a ideia

A diretoria do Simmmeb/SC adota como premissa o monitoramento contínuo da qualidade e da aplicabilidade dos serviços e das ações do realiza em prol do setor. Em sintonia com essa visão, o sindicato desenvolve conteúdo e metodologia e aplica anualmente uma pesquisa de satisfação.
A primeira edição da pesquisa envolveu apenas as indústrias associadas. Porém, ao perceber que a pesquisa seria um importante meio para compreender a visão das indústrias não associadas, a diretoria do Simmmeb/SC decidiu expandir sua abrangência.


Como fazer acontecer

O Simmmeb/SC considera que o êxito da pesquisa está fortemente associado à natureza das questões formuladas, as quais se atêm a aspectos de maior interesse. A pesquisa é conduzida pela equipe interna do Simmmeb/SC, por intermédio da ferramenta gratuita Google Drive, o que facilita o processamento das respostas e elimina os custos financeiros de aplicação.
Para que o resultado da pesquisa reflita a real percepção das indústrias representadas sobre a atuação do Simmmeb, a aplicação do questionário é sempre precedida por ações de sensibilização do empresariado. Em 2014, mais de 45% das indústrias pesquisadas responderam o questionário na íntegra.
Outra etapa importante é a de consolidação e análise dos resultados. E com base nessa análise que o Simmmeb/SC decide quais serviços e ações devem ser priorizados, reformulados ou suspensos.


Principais resultados

Ao realizar a pesquisa de satisfação, o Simmmeb/SC reitera seu compromisso com a transparência e fortalece o vínculo de confiança com as indústrias representadas. Com base no resultado, o sindicato redireciona seus esforços, possibilitando que as indústrias sintam-se ouvidas e atendidas.
Esse processo confere ao Simmmeb/SC a certeza de atuar em sintonia com as expectativas de seus clientes, com reflexos positivos sobre sua imagem perante a sociedade de Blumenau e Pomerode.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

De forma ágil e esclarecedora o Simmmeb/SC institui processo de pesquisa com industrias associadas e representadas. Os resultados são norteadores das melhorias a serem promovidas pelo sindicato na oferta de serviços, promoção da cultura associativa e na defesa de interesses setoriais.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)/SC: simmmeb@simmmeb.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br