Boa Prática

20/11/2017

Início > INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DO SIMEC/CE

INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DO SIMEC/CE

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC/CE)

Presidente do sindicato: José Sampaio de Souza Filho

Mandato: 7/2016 a 7/2019

Federação: FIEC

Início de execução da prática: 6/2011
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Abertura de delegacia do SIMEC/CE no interior do Ceará amplia número de associados e consolida instituição no estado. Atuação sindical fortalece também empresas nas negociações coletivas com trabalhadores.


Como surgiu a ideia

Após o sindicato dos trabalhadores com base na região do Cariri, no sul do Ceará, entrar com ações de cumprimento da convenção coletiva, os empresários solicitaram a presença do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC/CE). O fato resultou na abertura de uma delegacia regional do SIMEC em Juazeiro do Norte, em sala cedida pelo SENAI.


Como fazer acontecer

Em 2011, após celebração da convenção coletiva do setor, o sindicato dos trabalhadores começou a cobrar das empresas o cumprimento do acordo. Em seguida, ingressou com diversas ações na Vara do Trabalho local.

Os empresários do setor convidaram, então, representantes do SIMEC/CE para participar de reuniões em Juazeiro e esclarecer a situação. Depois de tudo esclarecido, mais de 20 empresas aderiram ao SIMEC/CE, que iniciou o trabalho institucional para criação da regional do Cariri. A regional, aberta neste mesmo ano em unidade do SENAI, atende Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha e tem 30 empresas associadas.

A sede administrativa não tem ônus para o SIMEC/CE, que responde pela infraestrutura, apoio operacional e secretaria.

Atualmente, as convenções coletivas da região são negociadas com a participação dos empresários locais.

A maioria das empresas locais é constituída por fabricantes de utensílios de alumínio para uso doméstico. A região se destaca no segmento metalmecânico e abriga cerca de cem empresas.

Em 2012, a convenção coletiva foi discutida com as empresas associadas da região e o SIMEC/CE, com o apoio do SESI e do BID, iniciou a preparação das empresas do Cariri para o processo de certificação do INMETRO, após diagnóstico para mapeamento do cenário. Inicialmente, o plano de desenvolvimento de negócios abrangeu as indústrias de panelas. No futuro, será estendido para outros setores. A certificação garante que a empresa seja referência no mercado, assegure a segurança dos clientes, a rastreabilidade dos produtos, o controle de processos e a capacitação de trabalhadores.

Em 2016, a delegacia regional do SIMEC/CE começou a articular a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) para modernizar o segmento. O objetivo é incentivar a certificação do INMETRO, que disciplina a produção de panelas metálicas de forno e fogão, como prevê a Portaria 419. A criação do APL vai garantir também a realização de outras ações para as indústrias locais, como consultorias e capacitações. O objetivo é apresentar inovações na área tecnológica, suporte técnico especializado, alternativas de investimentos/incentivos em estrutura física e econômica e novidades na regulamentação para certificação de panelas metálicas.


Principais resultados

A prática resultou em geração de receita para o SIMEC/CE, mais visibilidade institucional e manutenção de associados. Além disso, a interiorização das atividades ajudou a valorizar a cultura associativa. Os associados e o setor também ganharam. Os primeiros têm representação institucional reconhecida na região, acesso a novos mercados e melhor relacionamento com outras empresas. Conseguiram, ainda, melhorar a qualidade dos produtos, reduzir custos e aumentar as vendas. A maior visibilidade do setor resultou em aumento do emprego e da renda na região.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Alta

Investimento: Alto

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alto


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC/CE)/CE: lucia@sfiec.org.br

FIEC: lucia@sfiec.org.br