Boa Prática

20/11/2017

Início > PESQUISA SALARIAL

PESQUISA SALARIAL

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS/SC)

Presidente do sindicato: André Armin Odebrecht

Mandato: 9/2017 a 9/2020

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 9/1995
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Pesquisa realizada entre as indústrias do setor metalmecânico apresenta principais características de cada função e salários correspondentes. Tabulada e editada com software próprio, a pesquisa está na 21ª edição.

 


Como surgiu a ideia

A Pesquisa Salarial foi criada para formar um banco de dados atualizado para servir de apoio tanto para a contratação de trabalhadores quanto para a negociação coletiva de trabalho com o sindicato de trabalhadores.


Como fazer acontecer

A entidade investe em horas técnicas para formatação e tabulação dos resultados, além da impressão e remessa dos cadernos de respostas.

O sindicato encaminha os cadernos de pesquisa para as indústrias do setor em setembro de cada ano e as recebe com salários e frequência preenchidos. Após tabulação e edição com software próprio, as empresas que participam recebem os dados da pesquisa completos.


Principais resultados

Os principais resultados, para o sindicato, são a valorização do trabalho do sindicato perante as indústrias e a criação de ferramenta de apoio para a negociação coletiva de trabalho. Os associados ganham com a constante atualização do banco de dados de cargos e salários, que se transforma em referência para a contratação de trabalhadores e fonte de referência salarial para outros segmentos da economia.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Médio

Contribuição para a competitividade: Média


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS/SC)/SC: dea.atendimento@fiesc.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br