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ESTRATÉGIA DE INTERIORIZAÇÃO SINDICAL

Sindicato: Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Espírito Santo (Sinprocim/ES)

Presidente do sindicato: Pablo José Miclos

Mandato: 8/2014 a 8/2017

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 5/2010

Raio-X da prática

Para prospectar novos associados e atuar de maneira eficaz em sua base territorial de representação, que compreende todos os municípios do Espírito Santo, o Sinprocim/ES elaborou e executou estratégia de interiorização.
Composta por três eixos, a estratégia compreendeu: i) a criação de comitês temáticos por segmento - argamassa, gesso e artefatos de concreto; ii) o mapeamento da distribuição geográfica e a realização de visitas planejadas às indústrias; e iii) a oferta de serviços por meio de parcerias.


Como surgiu a ideia

As indústrias do setor de artefatos de cimento apresentam relativa concentração na região metropolitana de Vitória, mas também têm forte presença no interior do estado do Espírito Santo.
Partindo dessa percepção, o Sinprocim/ES realizou o mapeamento da distribuição geográfica das indústrias do setor e definiu uma estratégia de abordagem para cada grupo de empresas.


Como fazer acontecer

Traçada a estratégia, o sindicato deu início à composição dos comitês temáticos e foi a campo para firmar parcerias e captar novos associados.
O processo de composição dos comitês levou em conta a atividade preponderante das indústrias representadas – se produção de argamassa, gesso ou artefatos de concreto. A possibilidade de integrar os comitês e assim participar do debate de temas de interesse do setor passou a ser mais um atrativo para a associação das indústrias ao Sinprocim/ES.
Para realizar as visitas, o Sinprocim/ES investiu na compra de um veículo e na contratação de dois funcionários: um assistente administrativo e um executivo. A cada semana, o executivo sindical define o cronograma de visitas e os aspectos a serem abordados.
Concomitantemente à realização das visitas, o Sinprocim/ES estabeleceu parcerias com entidades como FINDES, SESI/ES, SENAI/ES, SEBRAE/ES, Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Por meio das parcerias, o sindicato conseguiu ampliar seu portfólio de serviços, fator decisivo para a atração de novos associados.


Principais resultados

O sucesso da estratégia de interiorização do Sinprocim/ES pode ser comprovado pela rápida e consistente evolução de seu quadro social. Entre 2010 e 2014, a quantidade de associados mais que duplicou e continua crescendo em média 15% a cada ano. A arrecadação da contribuição associativa é hoje seis vezes maior e a da contribuição sindical é dobro da registrada em 2009.
A formação dos comitês temáticos proporcionou mais consistência à atuação do Sinprocim/ES, uma vez que tornou possível definir pautas e estratégias mais sintonizadas com os interesses específicos dos segmentos representados. Vale destacar ainda a evolução percebida na comunicação entre o Sinprocim/Es e as indústrias associadas, elemento essencial à construção de uma entidade dinâmica, atuante e representativa do setor em que se insere.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

O sucesso da estratégia de interiorização do Sinprocim/ES pode ser comprovado pela rápida e consistente evolução de seu quadro social. Entre 2010 e 2014, a quantidade de associados mais que duplicou e continua crescendo em média 15% a cada ano. A arrecadação da contribuição associativa é hoje seis vezes maior e a da contribuição sindical é dobro da registrada em 2009.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Espírito Santo (Sinprocim/ES)/ES: adm@sinprocim-es.org.br

FINDES: pda@findes.org.br