Boa Prática

20/11/2017

Início > PROJETO ACRE DESIGN

PROJETO ACRE DESIGN

Sindicato: Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (SINDMÓVEIS/AC)

Presidente do sindicato: Francisco Augusto Nepomucena de Souza

Mandato: 12/2017 a 12/2021

Federação: FIEAC

Início de execução da prática: 4/2012
Fim de execução da prática: 1/12/2016

Raio-X da prática

O Projeto Acre Design, implantado pelo Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (SINDMÓVEIS/AC), foi desenvolvido para formar designers capacitados, incentivar as atividade do polo moveleiro e estimular a comercialização seguindo modelo de desenvolvimento sustentável. A boa prática tem o design como elemento catalisador para a produção de um mobiliário com linhas e concepção que destacam a identidade local e, assim, promovem o aumento da comercialização, gerando mais receitas e empregos no setor.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu durante visita ao Salão Internacional do Móvel de Milão (Itália), em 2012, que teve a participação de representantes da FIEAC, SENAI e SEBRAE. A delegação acreana conheceu o Centro de Serviços Tecnológicos do Setor de Madeira e Móveis da Região de Marche (COSMOB), em Pesaro. A aproximação com o setor moveleiro italiano possibilitou conhecer as novas tendências da indústria, tecnologias empregadas e os processos inovadores, bem como divulgar a qualidade e a certificação da matéria-prima de origem madeireira do Estado. O contato também despertou os empresários para uma série de ações que poderiam ser adotadas para incrementar o setor moveleiro acreano.


Como fazer acontecer

O primeiro passo para o Projeto Acre Design foi dado durante visita à Itália, quando ocorreu a assinatura de carta de intenções entre o Governo do Acre e o Consorzio del Politecnico di Milano (POLI.design). O objetivo foi formalizar parceria para compartilhamento de esforços e investimentos na geração de conhecimentos, desenvolvimento de processos e metodologias na área de design para fortalecimento econômico do Acre. A parceira envolveu o Governo do Acre, o Consorzio del Politecnico di Milano e a Scuola de Design do Politecnico di Milano. Assim surgiu o PROJETO ACRE DESIGN, visando a formação de designers, com transferência de tecnologias de produção a serem incorporadas por micro e pequenas empresas industriais de móveis do Acre. A ação contou com a parceria entre o Governo do Estado, FIEAC e SEBRAE.


Principais resultados

O Projeto Acre Design proporcionou consultoria tecnológica às empresas, criação, desenvolvimento e a prototipagem de nove linhas de mobiliário e uma linha de pequenos objetos. Por meio da prática, foi elaborada e publicada a Identidade Acreana de Mobiliário, seguida de capacitação para a fabricação de móveis. As empresas foram orientadas sobre prospecção de mercado, participação, exposição e comercialização em feiras e conheceram práticas desenvolvidas por parceiros envolvidos na ação e pela COSMOB.

O Projeto Acre Design foi decisivo para qualificar os profissionais e os produtos, elevar a competitividade do setor e melhorar o desempenho das empresas, que passaram  a ter acesso e a conquistar a novos mercados.

A prática contemplou a criação da marca “Made in Amazônia”, incentivou as empresas a usarem madeira certificada, a investir na qualidade dos produtos e a capacitar profissionais para o desenvolvimento de design sob medida para clientes.

A ação promoveu maior interação entre os associados do SINDMÓVEIS/AC, com valorização da cultura associativa e melhoria do ambiente de negócios.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Alta

Investimento: Alto

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato.

Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (SINDMÓVEIS/AC)/AC: fieac@fieac.org.br