Boa Prática

20/11/2017

Início > COMO QUALIFICAR E ASSOCIAR

COMO QUALIFICAR E ASSOCIAR

Sindicato: Sindicato das Indústrias da Reparação de Mato Grosso (SINDIREPA/MT)

Presidente do sindicato: Fausto Massao Koga

Mandato: 8/2016 a 8/2019

Federação: FIEMT

Início de execução da prática: 5/2016
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Para melhorar a qualificação dos profissionais que atuam com reparação de veículos e mantê-los atualizados frente às exigências do mercado, o Sindicato das Indústrias da Reparação de Mato Grosso (SINDIREPA/MT) passou a organizar e oferecer diversos cursos planejados para atender às demandas do setor. Os cursos são desenvolvidos em parceria com o SENAI e são formatados para preparar empresas e profissionais para atuar num segmento que tem a inovação constante como uma das principais características. Ao implementar a prática, o SINDIREPA/MT buscou elevar a qualidade dos serviços prestados, ampliar as  receitas, contribuir para elevar a confiança dos consumidores e melhorar a imagem do setor. A ação também promoveu a aproximação do sindicato com as empresas, atraindo mais associações.


Como surgiu a ideia

A boa prática teve início após diagnósticos elaborados pelo SINDIREPA/MT apontarem que o setor demandava maior qualificação dos profissionais, uma vez que desenvolve atividades voltadas à indústria automobilística, cuja modernização ocorre de forma acelerada. O mercado, que antes exigia conhecimento de mecânica, passou a demandar também o domínio da eletrônica, gerando a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados e atualizados. Por isso, o SINDIREPA/MT iniciou a ação visando oferecer às empresas profissionais completos, com formação adequada ao atendimento das exigências do setor.


Como fazer acontecer

Após detectar a demanda por maior capacitação, o SINDIREPA/MT estabeleceu parceria com o SENAI e elaborou uma grade de cursos capazes de satisfazer à necessidade de qualificação das empresas e dos profissionais do setor de reparação de veículos. Os cursos são oferecidos em diversas regiões do estado e os temas são definidos a partir de pesquisa sobre a principal necessidade das empresas do local onde serão ministrados. Decididos os temas, o SINDIREPA/MT recorre a uma associada local, que faz a divulgação na região. A participação não está restrita às empresas associadas, mas as não associadas pagam um valor mais alto para ter acesso aos cursos. Um executivo e uma secretária do SINDIREPA/MT ficam responsáveis pela viabilização dos cursos.


Principais resultados

A boa prática “Como Qualificar e Associar” impulsiona o associativismo ao possibilitar uma aproximação maior do SINDIREPA/MT com as empresas do setor e, assim, mostrar a importância do sindicato e as vantagens de ser associado. Apenas cinco meses após iniciar a ação, o SINDIREPA/MT filiou mais de 20 empresas. A imagem do sindicato também foi favorecida, uma vez que mais regiões passaram a ser atendidas pela entidade. A parceria com o SENAI deu credibilidade à prática e também favoreceu a ampliação da qualidade dos serviços prestados pelas empresas associadas e seus colaboradores. A satisfação dos consumidores cresceu, uma vez que passaram a contar com atendimento de padrão mais elevado.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMT.

Sindicato das Indústrias da Reparação de Mato Grosso (SINDIREPA/MT)/MT: pda.ueda@fiemt.com.br

FIEMT: pda.ueda@fiemt.com.br