Boa Prática

20/11/2017

Início > LICITAÇÕES – ABRINDO O MERCADO PARA EMPRESAS DO DF

LICITAÇÕES – ABRINDO O MERCADO PARA EMPRESAS DO DF

Sindicato: Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (SINDIVESTE/DF)

Presidente do sindicato: Walquíria Pereira Aires

Mandato: 9/2014 a 9/2018

Federação: FIBRA

Início de execução da prática: 10/2015
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

A boa prática “Licitações – Abrindo o Mercado para Empresas do Distrito Federal” foi implementada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (SINDIVESTE/DF) com o objetivo de orientar e preparar as empresas filiadas a se habilitarem nos processos licitatórios promovidos pelo Governo Federal e pelo Governo do Distrito Federal.


Como surgiu a ideia

As vendas governamentais atraem empresas de todo o Brasil e as empresas locais, que contam com fatores logísticos que as favorecem e as tornam mais competitivas, têm participação reduzida nesse mercado. Foi para mudar essa realidade e fortalecer as filiadas, por meio da busca de maior inserção no mercado, elevação do faturamento e geração de emprego e renda, que o SINDIVESTE/DF desenvolveu a iniciativa “Licitações – Abrindo o Mercado para Empresas do Distrito Federal”.

O programa foi implementado após o SINDIVESTE/DF detectar a reduzida participação das empresas locais nas licitações públicas promovidas pelo Governo Federal e pelo Governo do Distrito Federal. Levantamentos do SINDIVESTE/DF apontaram que somente essas duas esferas de governo promovem milhares de concorrências públicas anuais e mais de 90% dos contratos são conquistados por empresas de fora do Distrito Federal.


Como fazer acontecer

O primeiro passo do SINDIVESTE/DF para viabilizar a boa prática foi traçar a meta de elevar em 10% a participação das empresas associadas em contratos governamentais. Em seguida, foi estabelecida uma parceria com o SEBRAE, que forneceu cursos práticos para preparação das empresas para as licitações públicas. O SINDVESTE/DF criou uma área especializada em licitações, contratou e treinou um profissional para orientar as associadas sobre os procedimentos básicos para as concorrências públicas. Isso inclui informações para obtenção do registro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) do Governo Federal, medida obrigatória para se habilitar a licitações federais, preparação da documentação necessária para concorrências presenciais e instruções para disputas em pregões eletrônicos. A entidade investiu em equipamentos e criou um banco de dados com a relação de fornecedores de matéria-prima, passou a acompanhar os preços praticadas nas licitações e a elaborar planilhas de valores para embasar as propostas e fornecer elementos para as empresas formularem suas ofertas. O SINDIVESTE/DF assinou jornais de licitações e desenvolveu um sistema de monitoramento de publicações de editais. Também foi criado um grupo no WhatsApp para agilizar a disseminação de informações para as empresas associadas.


Principais resultados

A partir da boa prática Licitações – Abrindo o Mercado para Empresas do Distrito Federal, as empresas associadas ao SINDIVESTE/DF passaram a ter conhecimento sobre todas as concorrências publicas realizadas no Distrito Federal e despertaram para esse mercado. A ação atraiu novos filiados e refletiu no aumento da receita do sindicato, que também se fortaleceu institucionalmente. O interesse dos empresários por inovação tecnológica aumentou e gerou a busca por formação técnica e tecnológica oferecidas pelo SENAI, como modelagem, graduação e desenvolvimento de peças pilotos, com reflexos na qualidade dos produtos oferecidos. As empresas melhoraram o desempenho nas licitações e conquistaram mais contratos com órgãos públicos, o que amplia o mercado e cria perspectivas de expansão para a indústria do vestuário do Distrito Federal.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIBRA.

Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (SINDIVESTE/DF)/DF: assessoriasindical@sistemafibra.org.br

FIBRA: assessoriasindical@sistemafibra.org.br